Kontik debate riscos e proteção a viajantes corporativos e revela dados do cenário atual
Evento destacou temas como perda de voo, extravio de documentos, acidentes, entre outros fatores

A FCM | Kontik Business Travel realizou, em São Paulo e no Rio de Janeiro, um workshop estratégico com foco em Duty of Care e Gestão de Riscos, apresentando cases, dados de mercado e boas práticas para lidar com emergências, ameaças e responsabilidades nas viagens corporativas. O evento reuniu clientes, especialistas e parceiros.
Com a participação da Assist Card e da International SOS, o evento destacou imprevistos, como perda de voo, extravio de documentos, acidentes, crises climáticas, tensões geopolíticas ou discriminação por gênero e orientação sexual, que exigem respostas cada vez mais estruturadas e ágeis por parte das empresas.

Dados da FCM Travel, braço global da Kontik Business Travel, ilustram o cenário atual das viagens corporativas em 2025:
- 64,7% das viagens ainda são domésticas;
- 89,9% ocorrem em classe econômica;
- 61,3% das reservas são feitas por canais on-line;
- A antecedência média para reservas é de 22,8 dias;
- O custo médio por viagem varia entre US$ 1,6 mil e US$ 1,8 mil, distribuídos em: US$ 780 em passagens, US$ 190 por noite de hospedagem, US$ 50 por dia com transporte e US$ 42 com alimentação.
Apesar das perspectivas otimistas para 2025 – especialmente na América Latina e Ásia, onde 52% e 40% dos gestores de viagens sinalizam crescimento –, ainda há desafios relevantes: mais de 37% dos viajantes corporativos não sabem quem acionar em caso de emergência, evidenciando um importante gap de comunicação e preparo.

Entre os destaques do workshop, ganhou atenção o dado da ILGA World sobre os riscos legais relacionados à orientação sexual ao redor do mundo:
- 73 países ainda criminalizam relações entre pessoas do mesmo sexo;
- Em dez deles, a penalidade pode ser a morte.
O alerta reforça a necessidade de que as empresas ofereçam orientações prévias aos deslocamentos, especialmente para destinos com riscos elevados – sejam eles geopolíticos, sanitários, culturais, religiosos ou relacionados à segurança pessoal.
Segundo Cecília Herculino, diretora de Relacionamento com Clientes da FCM | Kontik Business Travel, "garantir apoio a todos os perfis de viajantes, com inteligência, protocolos definidos e comunicação ativa, está no centro das prioridades ESG e da governança corporativa. O dever de cuidado não tem fronteiras. Ele precisa acompanhar o viajante, esteja onde estiver."

Para apoiar seus clientes na estruturação de programas robustos de gestão de riscos, a Kontik apresentou cinco passos fundamentais:
- Definir políticas e procedimentos claros e comunicá-los com consistência;
- Utilizar dados em tempo real para decisões mais seguras e ágeis;
- Oferecer treinamentos pré-viagem para destinos sensíveis;
- Desenvolver frameworks de avaliação de risco, considerando o perfil do viajante e o destino;
- Estabelecer planos de comunicação e apoio para incidentes durante a viagem.
O próximo workshop está previsto para julho, em Porto Alegre, ampliando o alcance da discussão sobre inovação, cuidado e gestão estratégica de viagens.