Maria Eduarda   |   30/04/2018 09:00

Gestores esperam mais personalização em viagens corporativas; leia entrevista

A especialista Luana Nogueira, gestora de viagens da Siemens, fala sobre vantagens e desafios

De uns anos para cá, personalização virou a chave do negócio. Cada vez mais os viajantes optam por experiências únicas, pela criação de seu próprio roteiro e por plataformas de economia colaborativa – principalmente aqueles da geração millennial.

Reprodução / Pixabay
A personalização é um nicho de mercado que deve ser aproveitado também pelo corporativo
A personalização é um nicho de mercado que deve ser aproveitado também pelo corporativo
No segmento corporativo, esse cenário não é diferente. Como os gestores de viagens têm trabalhado para garantir mais personalização aos colaboradores que precisam colocar o pé na estrada? Quais dificuldades esses profissionais ainda encontram?

Pensando nisso, o Portal PANROTAS conversou com a especialista Luana Nogueira, gestora de viagens da Siemens. Para ela, ainda que haja desafios para os gestores, a personalização está diretamente ligada à satisfação do viajante e deve ser pensada também no segmento corporativo. Leia a entrevista, na íntegra:

Portal PANROTAS: Há uma preocupação por parte dos gestores em oferecer mais personalização para os viajantes corporativos?
Luana Nogueira: A personalização é sem dúvidas um nicho de mercado que deve ser aproveitado também pelo segmento corporativo. Nas corporações a personalização ainda está concentrada no atendimento VIP para membros de board, CEO e CFO. Porém vejo grandes oportunidades para abrir o leque e começar a cascatear o mesmo atendimento para os próximos níveis, compostos por pessoas muito bem informadas e interessadas por viagens.

Personificação está diretamente ligada à satisfação do usuário em relação aos serviços disponíveis a ele. Com conceitos cada vez mais latentes em mesclar a viagem corporativa com as aspirações do indivíduo, os viajantes têm necessidades específicas para também melhorar a sua experiência no destino. Os prestadores de serviços podem simplificar a vida do viajante antecipando demanda e conhecendo suas preferências.

A gestora Luana Nogueira
A gestora Luana Nogueira
PP: Você sente uma demanda dos viajantes por experiências mais individualizadas e pessoais?
L.N.: Com toda a certeza o público corporativo tem a necessidade de receber atendimento individualizado e voltado para a melhor experiência dentro de uma viagem corporativa, onde normalmente o cronograma é extremamente apertado e atarefado. É preciso otimizar o tempo do viajante em deslocamentos, oferecer condições, produtos e serviços que façam a diferença longe de casa, além de conforto e segurança.

PP: Quais ferramentas podem ajudar a garantir mais personalização? Como?
L.N.: Um ótimo banco de dados com o perfil detalhado e completo do viajante, combinados ao histórico de viagens e características de solicitação. Com dados precisos, vejo duas oportunidades: a. Personalização "para massa": é fácil adaptar qualquer sistema eletrônico para capturar informações e trazer sugestões vinculadas à fidelização e preferências combinadas às regras de política; b. Personalização dedicada: facilita a consulta e o conhecimento do consultor que trabalha sob demanda dos altos níveis hierárquicos.

PP: Quais são as dificuldades que os gestores encontram na hora de oferecer essas experiências mais pessoais e adequadas ao perfil de cada viajante?
L.N.: Primeiro um sistema de perfil de usuários que seja detalhado, eficiente e inteligente. Segundo, uma ferramenta que combine: análise do perfil com o tipo "big data"; os históricos e as políticas de viagens do cliente, somados à experiência do consultor de viagens.

Seria um conceito semelhante ao praticado para propaganda nas redes sociais (conteúdo é filtrado para o que é do meu maior interesse). Exemplo: gosto de piscina coberta climatizada. Porque não trazer na disponibilidade um hotel que cumpra as políticas corporativas de localização, segurança e preço e que disponha de uma piscina com tais características, de forma clara e destacada?

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Eduarda

Maria Eduarda tem 130 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS