Beatrice Teizen   |   16/11/2023 17:03

Reuniões, grupos e mais: veja tendências para hotelaria corporativa

Indústria hoteleira enfrentará 2024 movimentado com retomada das viagens a negócios a todo vapor


Getty Images
Ano que vem será um boom para os hotéis corporativos
Ano que vem será um boom para os hotéis corporativos

A indústria hoteleira enfrentará um 2024 movimentado com a retomada das viagens corporativas a todo vapor. De acordo com o Hospitality Net, o foco está no setor de vendas e reuniões de grupo, que deverá acelerar no próximo ano.

No mundo da hospitalidade, os negócios em grupo não são apenas um segmento, mas, sim, a base do potencial de receita para que os hotéis aproveitem efetivamente seu poder. Com isso em mente, veja algumas tendências e estatísticas para 2024 a seguir.

Vendas e reuniões de grupo: um aumento na demanda

A narrativa de recuperação evoluiu para uma de ressurgimento. Os relatórios sugerem uma recuperação robusta para os segmentos de viagens de grupo e de negócios, com as vendas de grupo na indústria hoteleira projetadas para atingir US$ 190 bilhões até 2024. As pernoites em grupo deverão atingir novos patamares no primeiro semestre de 2024.

O setor global de viagens corporativas está no bom caminho para recuperar e florescer, com previsões indicando um aumento significativo de 14% em relação ao ano anterior. Os EUA e a China deverão estar na vanguarda deste crescimento, esperando-se que cada um registe saltos de aproximadamente 30%.

Insights do setor revelam que a procura de grupo está numa trajetória não só para igualar, mas potencialmente ultrapassar os níveis pré-pandemia, graças a um aumento projetado ano após ano nas taxas de grupo.

Cresce o investimento em experiências

O cenário dos eventos está mudando, com os gastos em eventos presenciais tendo um aumento notável. As empresas e os planeadores estão direcionando os seus orçamentos para eventos, um testemunho do valor rejuvenescido atribuído às experiências presenciais em detrimento dos formatos virtuais, com cerca de 80% citando que as reuniões presenciais são essenciais para construir relacionamentos sólidos.

As reuniões e eventos corporativos representam aproximadamente 70% do mercado geral de reuniões e eventos, enquanto o tamanho médio de uma reunião corporativa deverá ser de cerca de 100 participantes em 2024. A duração média de uma reunião está projetada em 2,5 dias.

Era de automação

O aumento do volume de RFPs, juntamente com a contínua escassez de mão de obra, destaca o papel crítico da automação e da tecnologia na competição pelos negócios de grupo. As tecnologias emergentes voltadas para agilizar e automatizar as vendas em grupo estão no centro das atenções. As equipas de vendas dos hotéis reconhecem que o tempo poupado em tarefas administrativas pode ser canalizado para atividades mais estratégicas e geradoras de receitas.

Os hotéis também utilizam ferramentas virtuais para mostrar seus espaços para eventos a clientes em potencial. De acordo com um relatório da Cvent, 58% dos planejadores de eventos consideram as visitas virtuais aos locais e os planos de eventos em 3D extremamente ou muito valiosos no processo de tomada de decisão. Isto indica que os hotéis estão reconhecendo a importância de proporcionar experiências imersivas e interativas nas propostas para atrair reservas de grupos – uma tendência que não irá desaparecer tão cedo.

Gestão de custos sob o microscópio

Com a previsão de que o custo por participante aumentará novamente, o impacto é evidente em várias categorias de despesas. No entanto, os planeadores procuram otimizar os seus orçamentos sem diluir a experiência do participante, concentrando-se na redução de custos em áreas seletivas, como o número de noites e atividades externas. Em 2024, os três principais fatores que influenciam a seleção do local são localização, custo e flexibilidade.

A previsão da CWT em conjunto com a GBTA diz que o diária média para reservas de hotéis em grupo aumentará de US$ 297 em 2022 para US$ 321 em 2024, com os custos de alimentos e bebidas tendo um salto semelhante.

Flexibilidade e capacidade de resposta são importantes

A adaptabilidade e a capacidade de resposta tornaram-se cada vez mais impactantes nas equipes de vendas de hotéis porque as janelas de reserva de curto prazo se tornaram a nova norma; o segmento de mercado do grupo não está retornando a longos prazos de entrega.

De acordo com pesquisas recentes, as principais considerações para a seleção do local em 2024 são o quão bem as ofertas do local se alinham com as mudanças nos objetivos dos programas (49%), a flexibilidade do local para acomodar ajustes (47%) e a velocidade com que os locais podem responder. às comunicações (46%).

Além disso, as experiências anteriores com um hotel ou destino influenciam apenas 34% dos planeadores, sugerindo uma abertura crescente à exploração de novos locais que se alinhem com as suas necessidades atuais. A escolha influenciada pela popularidade de um destino ou hotel é de 33%, ressaltando uma mudança em direção a locais que possam atender a requisitos específicos de eventos, em detrimento daqueles com forte reputação.

Sustentabilidade e bem-estar na vanguarda

As viagens sustentáveis são mais do que uma tendência, são um movimento. Há uma mudança notável nas preferências e expectativas dos planejadores e participantes de eventos. Hoje, a sustentabilidade e o bem-estar tornaram-se fatores-chave na escolha dos locais para eventos. Em 2024, a sustentabilidade será uma prioridade máxima para 90% dos organizadores de eventos, sendo preferidas práticas e locais ecológicos.

Além disso, 85% dos participantes esperam que os hotéis tenham ofertas de bem-estar, como academias e opções de alimentação saudável. Os hoteleiros devem adaptar-se a estas preferências em mudança para atrair e reter reservas de grupos e negócios de eventos.

Tópicos relacionados