Mandala da Distribuição: Omnibees propõe modelo integrado para facilitar vendas
Melanie Teixeira apresentou gargalos e recomendações para trazer mais fluidez e automação ao processo

O HSMAI Sales Acceleration Meeting, evento da HSMAI nesta quinta-feira (26), trouxe em sua programação a palestra “Mandala da Distribuição: O Centro Inteligente da Estratégia Comercial”, realizada pela diretora de Parcerias e Desenvolvimento de Negócios da Omnibees, Melanie Teixeira.
Em sua apresentação, a especialista reforçou que a distribuição hoteleira precisa ser cada vez mais fluida, automatizada e estratégica. Por isso o conceito da mandala, que transforma um ecossistema complexo que envolve CRS, RMS, canais diretos e indiretos, meios de pagamento, conteúdo, integração e, principalmente, dados, em algo mais claro.
Segundo ela, 70% do tempo do time de reservas ainda é gasto com tarefas operacionais, como abrir e fechar portais, atualizar preços, responder e-mails e enviar confirmações manualmente. Ela aponta que o setor já evoluiu, mas ainda há muito o que melhorar.”
Neste sistema de distribuição, é possível ver que as ineficiências estão presentes em todas as pontas: hotéis, canais de distribuição, empresas e viajantes. “A falta de integração, os problemas de paridade tarifária e a ausência de automação prejudicam a experiência de todos.”
A mandala da Omnibees coloca, então, o CRS como o “coração pulsante” da distribuição. É ali que tudo se conecta: preços, disponibilidade, conteúdo, regras, pagamentos. Todos os dados precisam conversar com tudo.
Profissional hoteleiro mudou
Como mencionado pela presidente da HSMAI Brasil e Latam, Gabriela Otto, no início do evento, outro ponto central é a transformação do profissional de vendas hoteleiras.
“Hoje, vocês não vendem apenas um quarto, vocês olham dados, integram-se com marketing, operações e reservas. São estratégicos, interpretam KPIs e negociam com base em BI", finaliza Melanie Teixeira.