Beatrice Teizen   |   30/03/2017 08:53

Dez dicas para realizar reuniões mais eficazes; confira

As reuniões de trabalho podem ser estressantes se não forem bem planejadas. Confira uma lista com orientações para executá-las de forma saudável e eficiente.

O local de trabalho pode ser estressante. São muitos compromissos, desafios, atividades e obrigações a cumprir. Uma delas são as reuniões. Se não forem bem planejadas e executadas, podem causar problemas no ambiente profissional.

Confira abaixo dez dicas para realizá-las de forma saudável e eficiente.

Shutterstock

1. COMBUSTÍVEL PARA O CÉREBRO
Há certos tipos de alimentos que melhoram a concentração, o estado de alerta e até a memória. Eles podem ajudar a dar uma energia extra durante longas reuniões ou conferências de vários dias. Vegetais de folhas verdes, nozes, sementes e peixes, como a truta, que contêm Ômega 3 – e retarda a deterioração das células cerebrais – são boas opções.

2. NÃO SE ESQUEÇA DA ÁGUA
A maioria das pessoas bebe uma enorme quantidade de café por dia. Apesar de pesquisas mostrarem que a bebida tem um efeito positivo no organismo, o excesso de cafeína não costuma fazer bem. Por isso, é necessário estar atento que sempre haja água suficiente na sala de reunião. É a melhor e mais saudável maneira de se matar a sede.

3. ALMOÇOS ORGÂNICOS E SUSTENTÁVEIS
Terá uma reunião durante o almoço? Em vez de uma refeição farta, opte por pratos com pequenas porções, no estilo de aperitivos. Segure-se no álcool! Sucos de fruta são ótimas alternativas. E, se possível, escolha alimentos orgânicos – são mais saudáveis.

4. MENOS CARNE, MAIS VEGETAIS
Tirar parte (ou totalmente) da carne do cardápio, nos dias atuais, ficou mais fácil. Há muitas opções de refeições para vegetarianos e vegetais verdes, como brócolis e espinafre, são repletos de vitaminas e ajudam a manter o ferro do organismo em um nível saudável.

5. LANCHES SAUDÁVEIS NÃO SÃO ENTEDIANTES
É muito comum, em meio a reuniões, sentir uma vontade enorme de bocejar. Isso pode significar que o nível de açúcar no sangue caiu e que o corpo precisa repô-lo. Em vez de tomar um refrigerante ou comer algum doce, escolha uma barra de cereais saudável, uma porção de nuts ou uma banana.

6. VARIAÇÃO DE FRUTAS
Em qualquer conferência você encontrará uma cesta de frutas, repleta de bananas e maçãs. Isso é bom, mas pode ser um pouco cansativo também. Uma boa alternativa é romã. A fruta contém antioxidantes que diminuem o nível de estresse e isso pode ser exatamente o que você precisa em uma reunião.

7. MEXA-SE
Em reuniões passamos muito tempo sentados e isso pode impactar negativamente no corpo. É importante criar pequenos intervalos durante esse período para mexer-se um pouco – isso ajudará na concentração. Um longo dia de reuniões e brainstorms? Faça caminhadas em grupo, aulas de ioga ou até sessões de meditação. Isso estimulará a criatividade e melhorará a atmosfera do ambiente.

8. REUNIÕES SEM CADEIRAS SÃO MAIS EFICAZES
Uma reunião stand-up, além de ser mais eficiente, é também mais saudável. Pesquisas mostram que esse tipo de conferência pode ser 34% mais rápida, devido à dificuldade do cérebro de manter-se ativo enquanto o corpo está parado. Se estiver sentado, estará mais inclinado a cochilar ou mexer no celular.

9. NÃO UMA MARATONA, MAS UMA CAMINHADA

Uma maratona de 42 quilômetros não é para qualquer um, mas uma caminhada organizada é uma alternativa interessante. Caminhar é bom para o coração e pulmões, melhora a memória e tem um efeito positivo no humor.

10. AÇÕES DE ENTROSAMENTO

Faça intervalos nas reuniões para atividades sociais de construção de equipe. Há muito que pode ser explorado neste quesito, onde quer que a o grupo esteja.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias