Movida

Karina Cedeño   |   26/07/2018 09:13

Fohb: Hotéis econômicos serão cada vez mais tendência

O presidente executivo do Fohb também falou sobre problemas do mercado hoteleiro 


Emerson Souza
O presidente executivo do Fohb, Orlando Souza
O presidente executivo do Fohb, Orlando Souza
Uma das grandes tendências que se destacam no mercado hoteleiro é o aumento no número de hotéis econômicos, na opinião do presidente executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), Orlando Souza.

“Especialmente os hotéis operados por modelos de franquias em cidades secundárias e terciárias. Se não for via franquia, com os donos administrando, não fecha a conta. Também os novos conceitos de design adotados pelos empreendimentos, que cada vez mais visam atender às preferências das novas gerações”, comenta Souza, citando como exemplo a marca Jo & Joe da Accor, que mescla as propostas de hotel e hostel. Vale lembrar que a hospedagem de experiência contempla também hotéis de luxo, com design arrojado, algo em que o Brasil ainda engatinha.

Mas o mercado hoteleiro precisa ainda lidar com os problemas existentes. Um deles, na opinião de Souza, é o baixo fluxo de caixa dos hotéis. “Hoje muitos empreendimentos trabalham com esse fluxo comprometido, o que os impossibilita de fazer retrofits e outras modernizações, colocando em risco a estrutura e a experiência dos hóspedes”, comenta o executivo, citando como exemplo os hotéis da Barra da Tijuca (RJ).

Souza menciona a retomada do mercado hoteleiro, com consequente crescimento da taxa de ocupação, a qual apresentou alta de 6% no primeiro semestre deste ano. As tarifas, no entanto, em geral estão defasadas em cerca de R$ 100, na avaliação dele. "Isso vai demorar a recuperar".

Os dados são do Infohb, que considerou 425 hotéis das redes associadas, responsáveis por 67.053 unidades habitacionais. Nos resultados consolidados em comparação com 2017, o aumento também foi registrado na diária média (1,2%) e no Revpar (7,1%).

ESTATÍSTICAS
A divulgação de dados como estes são uma das prioridades de Souza em sua gestão, e o Fohb procura disponibilizar informações não apenas por meio do Infohb, como também de análises mais aprofundadas como a média móvel, que analisa os dados em períodos mais longos de tempo, fornecendo uma curva de tendência.

“Além disso, promoveremos uma pesquisa junto à empresa de consultoria Mark para analisar a percepção e a opinião dos hoteleiros, podendo assim identificar tendências e problemas. Por meio de todas essas análises, disponibilizaremos informações mais assertivas ao mercado”, comenta o presidente executivo do Fohb, que hoje conta com 26 redes hoteleiras associadas (cerca de 670 hotéis) que representam 65% da oferta de quartos no Brasil.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias