Luiz Felipe Simões   |   24/03/2025 09:58
Atualizada em 25/03/2025 16:44

Cenário econômico exige mais eficiência na gestão de viagens corporativas em 2025

Adoção de tecnologia e gestão estratégica serão essenciais para reduzir custos e otimizar a experiência

Divulgação
Jamil Syrio, Head de Procurement da XP Investimentos, Aline Maia, Product Manager do Itaú Gestão de Ativos (IGA), e Bernardo Araújo, Diretor de Compras da Localiza
Jamil Syrio, Head de Procurement da XP Investimentos, Aline Maia, Product Manager do Itaú Gestão de Ativos (IGA), e Bernardo Araújo, Diretor de Compras da Localiza

Diante do cenário econômico atual, 2025 será um ano desafiador para os gestores de viagens corporativas, que precisarão equilibrar eficiência operacional e controle de custos. Nesse contexto, a transformação digital e a parceria com soluções completas e focadas em alavancas de eficiência, como a VOLL, consolidam-se como aliadas estratégicas para otimizar a gestão de viagens, reduzir despesas e garantir uma experiência aprimorada para colaboradores e gestores.

O Turismo corporativo representa 63% do setor no Brasil, movimentando R$ 131 bilhões em 2024, um crescimento de 5,5% em relação ao ano anterior. Para 2025, a projeção é de um avanço de 4%, alcançando R$ 135 bilhões. No entanto, fatores como inflação e instabilidade econômica exigem das empresas um planejamento mais eficiente e estratégico.

As fusões e aquisições no setor aéreo podem impactar a malha aérea, afetando preços e disponibilidade de voos. “A revisão da malha pode trazer mais eficiência, reduzindo o número de conexões, mas, ao mesmo tempo, a menor oferta tende a elevar os preços das passagens”, explica Guilherme Dietze, economista e presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP.

Segundo Dietze, o desempenho econômico do Brasil influencia diretamente o setor de viagens. Apesar do crescimento modesto, o Turismo corporativo tende a se manter aquecido, especialmente em polos estratégicos como São Paulo, que concentra 34% do mercado nacional.

Eficiência na gestão de viagens: tecnologia e dados como aliados

Divulgação
Guilherme Dietze discutiu o tema de como a economia global impactará a gestão de compras e viagens no Brasil, na primeira edição de 2025 do evento Primeira Classe
Guilherme Dietze discutiu o tema de como a economia global impactará a gestão de compras e viagens no Brasil, na primeira edição de 2025 do evento Primeira Classe

Nesse cenário dinâmico, as equipes de gestão de viagens desempenham um papel fundamental na contenção de custos e na otimização de recursos. Para Aline Maia, Product Manager do Itaú Gestão de Ativos (IGA), a inteligência de dados é essencial para negociações com fornecedores e identificação de oportunidades de economia.

A VOLL se destaca ao oferecer uma solução completa para gestão de viagens, mobilidade e despesas corporativas. “Uma plataforma intuitiva faz toda a diferença, porque ninguém lê manual. Eu acesso o VOLL Admin uma vez por semana e consigo monitorar tudo online rapidamente”, afirma Jamil Syrio, Head de Procurement da XP Investimentos.

Para Bernardo Araújo, Diretor de Compras da Localiza, a tecnologia permite um uso mais eficiente dos recursos e uma visão clara do que realmente agrega valor. “Na área de suprimentos, é essencial saber quando uma viagem é realmente necessária. Com os dashboards avançados da VOLL, consigo identificar rapidamente qualquer desvio do planejado”, destaca.

Quer entender melhor como o cenário econômico impacta as viagens corporativas? Acesse o e-book completo, baseado na 5ª edição da Primeira Classe de 2025, evento exclusivo promovido pela VOLL.

Como gestores de viagens podem se manter atualizados?

A VOLL divulgou seu calendário de eventos para 2025, consolidando-se como referência na capacitação de gestores de viagens corporativas. Os encontros estimulam debates estratégicos e elevam a performance do setor no Brasil.

Destaques do calendário VOLL 2025

Primeira Classe – reúne especialistas para discutir tendências e inovações do mercado, proporcionando uma visão 360° dos desafios e oportunidades do setor.

Sala VIP – evento intimista com até 50 líderes de grandes empresas, promovendo troca de experiências e apresentação de soluções inovadoras para a gestão de viagens.

Travel Connect 2025 – acontece em 11 de agosto, no Grand Hyatt São Paulo. Em sua quarta edição, o evento conecta líderes do setor de viagens e despesas corporativas, trazendo debates sobre o cenário atual, tendências e inovações tecnológicas que impactam o mercado nacional e internacional.

Atualmente, mais de 750 mil colaboradores de grandes empresas utilizam o app VOLL, contando com atendimento 24/7 prestado por uma equipe especializada de consultores de viagens.

Conheça mais histórias de sucesso de quem já adotou a VOLL como parceira estratégia de gestão de viagens, acesse aqui.



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 667 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter