Victor Fernandes   |   06/09/2022 08:09

Como a pandemia afetou o futuro do trabalho e, por consequência, as viagens

Novo estudo explora como as viagens de negócios aparecem em um período pós-pandemia e o que isso significa

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Novo estudo explora como as viagens de negócios aparecem em um período pós-pandemia e o que isso significa
Novo estudo explora como as viagens de negócios aparecem em um período pós-pandemia e o que isso significa
A GBTA e a HRS divulgaram o estudo "Uma Nova Ordem: Viagens de Negócios, Compras Corporativas e espaços de trabalho em um Mundo pós-pandemia". O documento explora como as viagens de negócios aparecem em um período pós-pandemia e o que isso significa para os trabalhadores e as empresas daqui para frente. É baseado em uma pesquisa com gestores de viagens corporativas norte-americanos e europeus — incluindo membros atuais e antigos do GBTA.

O estudo aborda vários perguntas incluindo: os gestores estão mais ocupados do que antes da pandemia? Quais funções consomem mais tempo e quais consomem menos? Quantos funcionários em tempo integral os programas de viagens têm? São viagens menores do que eram pré-pandemia? Quais funções os profissionais lidam internamente, e quais eles terceirizam? A vida profissional mudou como resultado da pandemia? As empresas reduziram uso de escritório? Eles estão contratando mais trabalhadores remotos? Com que frequência as empresas alugam coworking espaço/espaço de escritório flexível? Os gastos com coworking são formalmente “gerenciados”? Como é reservado o espaço de coworking/escritório flexível?

Confira abaixo alguns dos principais destaques do estudo.

  • A pandemia afetou o local de trabalho dos funcionários, o que impactou as pegadas do escritório da empresa. Dois em cada três (67%) gestores de viagens corporativas antecipam uma programação híbrida onde os funcionários entrarão no escritório quando a empresa reabrir totalmente os escritórios, mas apenas um em cada dez antecipa que os funcionários trabalharão totalmente remotamente (10%) ou inteiramente no escritório (9%). Isso pode explicar por que dois em cada cinco (40%) dos gestores relatam que a pegada do escritório de sua empresa é menor do que era três anos atrás (ou seja, pré-pandemia). Pouco menos da metade (47%) dos gerentes de viagens dizem que a pegada do escritório é a mesma em comparação com três anos atrás.

  • A maioria dos gestores diz ter funcionários em tempo integral baseados em uma cidade onde a empresa não possui escritório físico. Quatro em cinco (81%) gestores de viagens corporativas dizem que sua empresa tem pelo menos uma “menor porcentagem” de funcionários em tempo integral baseados em cidades onde a empresa não tem escritório. Na verdade, um terço (34%) diz que sua empresa tem um porcentagem “moderada” ou “significativa” de funcionários trabalhando remotamente. Além disso, dois em cada cinco (39%) gerentes de viagens dizem que uma porcentagem maior de seus novas contratações em tempo integral são totalmente remotas. No entanto, mais da metade (57%) diz que resta saber se a política de trabalho remoto de sua empresa é permanente ou temporária (em comparação com 36% que dizem que a apólice é permanente), indicando muitas empresas continuam avaliando suas políticas de trabalho remoto.
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  • Algumas empresas permitem que funcionários remotos aluguem espaços de coworking/flexíveis. Dois terços (65%) dos gestores de viagens dizem que o aluguel flexível de espaços de trabalho não é permitido, mas um quarto adicional (28%) relata que é “ocasionalmente” permitido. Além disso, programas que ocasionalmente permitem que trabalhadores remotos aluguem espaços de coworking, dois em cada cinco dizem que o arranjo é apenas “um pouco administrado/gerenciado”, mas um terço (31%) não têm certeza de como o espaço de trabalho flexível é abordado nas viagens (se houver). Os benefícios da gestão de gastos c0m coworking/escritório podem incluir economia de custos, melhor conformidade com a política e dever de cuidados, dados mais ricos e processos mais eficientes, incluindo pagamento e relatório de despesas.

  • Os arranjos de trabalho remoto são amplamente percebidos como tendo notáveis benefícios, incluindo aumento da produtividade, moral do colaborador e aquisição de talentos. Gestores de viagens dizem que o aumento do trabalho remoto melhora moral dos funcionários (79%), retenção (74%), aquisição de talentos (72%), produtividade (62%) e custos da empresa (60%). Menos gestores de viagens (38%) dizem que os arranjos de trabalho remoto ajudam a tornar a cultura corporativa melhor. Além disso, as principais divisões, incluindo recursos humanos (91%), C-Suite (51%) e jurídico (34%) estão mais envolvidos com a elaboração e atualização do trabalho políticas que demonstram amplo reconhecimento de que o trabalho remoto oferece benefícios tangíveis para os funcionários e para a empresa.

  • Os resultados da pesquisa relacionados ao ritmo de retorno das viagens de negócios estão alinhados com os principais relatórios sobre os desafios de viajar neste verão (americano). Eles também apontam para a crescente necessidade de conhecimento de dados nos departamentos de compras e viagens corporativas, pois cada vez mais buscam a análise de dados para orientar a política e os investimentos de gerenciamento de viagens.

· Mais da metade (54%) afirma que a aceleração do retorno das viagens de negócios ocorreu “mais rapidamente” ou “muito mais rapidamente” do que esperavam no início do ano;

· Destaca-se a alocação de tempo e tarefas nos departamentos de viagens. Quase quatro em cada cinco (77%) dizem que gastam “mais tempo” ou “muito mais tempo” solucionando problemas de viajantes. Mais da metade (52 por cento) relatando levar “mais tempo” ou “muito mais tempo” analisando dados; e

· Quando perguntados sobre qual conjunto de habilidades eles procurariam se pudessem adicionar um novo membro à equipe, a confluência entre atendimento ao cliente e conhecimento de dados é evidente. Quatro em cada dez (40%) disseram que as habilidades de atendimento ao cliente estão em demanda; 35% buscam experiência em gerenciamento de dados.

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