Victor Fernandes   |   02/06/2023 11:05
Atualizada em 02/06/2023 11:14

Expectativas do gestor de viagens corporativas mudaram, diz estudo

Novo relatório da Cvent e da GBTA lança luz sobre o papel transformador deste profissional

Reprodução / Pixabay
Responsabilidades, remuneração e satisfação dos gestores no trabalho refletem uma indústria em mudanças
Responsabilidades, remuneração e satisfação dos gestores no trabalho refletem uma indústria em mudanças
A pesquisa mais recente da GBTA e da Cvent explora o papel crítico e em evolução dos gestores de viagens corporativas, incluindo responsabilidades reformuladas, percepções de remuneração, avanços de DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão) e satisfação profissional.

De acordo com o relatório “The Life and Times of a Corporate Travel Manager: Travel Manager Reflections on Their Career and the Evolving Role”, os gerentes de viagens corporativas podem dividir suas carreiras em duas eras distintas: antes e depois da pandemia. E, como a maioria das profissões, os ajustes contínuos para os gestores em suas responsabilidades, remuneração e satisfação no trabalho refletem uma indústria que está pronta para mudanças, embora ainda aderindo a algumas verdades do passado.

“Os travel managers desempenham um papel vital no sucesso de suas organizações e na satisfação dos viajantes dos funcionários”, disse o vice-presidente sênior de vendas da Cvent, Anil Punyapu. “Mas a profissão experimentou uma interrupção significativa durante a pandemia, com restrições de viagens, preocupações com a segurança e grandes oscilações na oferta e nos preços. Com a recuperação das viagens a negócios e muitos novos gestores na força de trabalho, fizemos uma parceria com a GBTA para aproveitar esta oportunidade única de entender a evolução destes profissionais e como eles se encaixam na dinâmica estrutura de viagens corporativas hoje e nos próximos anos.”

“Os últimos anos exigiram navegar por mudanças sem precedentes e um novo cenário para viagens a negócios, e isso inclui a força de trabalho de nosso setor. Portanto, é essencial examinarmos como os gestores se encaixam neste mundo em constante mudança. Com este relatório, indo direto à fonte, exploramos como eles se veem como parte da era atual e futura das viagens corporativas globais”, comentou a CEO da GBTA, Suzanne Neufang.

Aqui estão os principais destaques do relatório:

  • AUMENTO DE PAGAMENTO: Os gestores de viagens dos EUA disseram que esperam ganhar um salário médio de US$ 117.500 este ano, o que representa um aumento de 3,5% em relação a 2022. Seus colegas da União Europeia esperam ganhar em média 70 mil euros em 2023, o que representa um aumento de 1,9% em relação ao último ano. No entanto, vale ressaltar que os aumentos salariais esperados em ambas as regiões não devem acompanhar as taxas de inflação;
  • MÚLTIPLOS PONTOS DE ENTRADA: Os gestores de viagens têm várias formações profissionais e entraram no campo de maneiras diferentes. Por exemplo, quase metade dos atuais profissionais (49%) tem experiência anterior trabalhando para um fornecedor de viagens, como uma companhia aérea ou hotel. No entanto, mais de um quarto dos gestores (28%) ocupou cargos anteriores em compras que não envolviam viagens, e 17% dos entrevistados tinham experiência em finanças/contabilidade;
  • OPORTUNIDADES DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO: Há oportunidade de aumentar a representação de minorias raciais e étnicas no campo da gestão de viagens. Dos entrevistados, um em cada dez (11%) identificou-se como uma minoria racial ou étnica sub-representada, incluindo 14% na América do Norte e 3% na Europa. Quase três quartos (74%) dos gestores de viagens participantes se identificaram como mulheres. Isso incluiu 75% na América do Norte e 71% na Europa;
  • SATISFAÇÃO NO TRABALHO: Quase todos os entrevistados (90%) disseram “gostar” (58%) ou “amar” (31%) trabalhar na área. Eles estão satisfeitos com o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e o envolvimento com as responsabilidades do dia a dia.

A coleta de dados para a pesquisa on-line dos travel managers dos EUA, Canadá e Europa/Reino Unido ocorreu em fevereiro de 2023, com 186 respostas qualificadas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS