Movida

Karina Cedeño   |   02/10/2023 17:24

Estudo revela prioridades sustentáveis dos compradores de viagens

Apenas 20% dos viajantes estão conscientes dos objetivos de viagens sustentáveis da sua empresa


Unsplash/Rupixen.com
e-commerce
e-commerce

A BCD Travel entrevistou recentemente mais de 100 compradores de viagens corporativas e quase 1,8 mil viajantes a negócios para avaliar a importância da sustentabilidade ambiental nas viagens corporativas.

O estudo revelou que:

  • Embora 82% das empresas tenham metas de sustentabilidade em vigor, apenas 45% têm metas para viagens sustentáveis. Além disso, somente 20% dos viajantes estão conscientes dos objetivos de viagens sustentáveis da sua empresa;
  • Entre as três principais prioridades de sustentabilidade, os compradores de viagens citam o apoio aos objetivos gerais de sustentabilidade da empresa, o acompanhamento e a comunicação da sustentabilidade das viagens e a redução do impacto ambiental das viagens corporativas. Mais de dois terços classificam estas prioridades como extremamente ou muito importantes. Entretanto, compensar as emissões de carbono e satisfazer os interesses dos viajantes são os menos importantes;
  • Além da redução do impacto ambiental (88%), os compradores de viagens veem a melhoria da reputação da empresa (65%) e o recrutamento e retenção de talentos (46%) entre os principais benefícios da adoção de um programa de viagens sustentável. No entanto, mais de metade menciona o custo adicional das opções de viagens sustentáveis como o seu maior problema. Outros desafios incluem a educação dos viajantes, a falta de abordagens e definições de medição padrão e a existência de ferramentas adequadas, por exemplo, ferramentas de reserva on-line que apoiem os orçamentos de carbono;
  • Apenas um terço dos compradores de viagens exige que os fornecedores tenham metas e compromissos de sustentabilidade em vigor. Um quarto procura fornecedores com valores de sustentabilidade e certificações ambientais semelhantes, como a EcoVadis. Um sexto exige a disponibilidade de uma calculadora de emissões de carbono, metas baseadas na ciência e outras métricas de sustentabilidade;
  • Embora a maioria dos compradores não exija critérios de sustentabilidade, cerca de metade os considera “desejáveis de se ter”.

Opções de viagem sustentáveis

Apesar de metade das empresas incentivar viagens sustentáveis, apenas um terço promove opções sustentáveis no momento da reserva. Reduzir o volume de viagens e viajar de trem em vez de avião são as duas principais opções promovidas pelos compradores de viagens.

Muitas vezes também promovem voos diretos em vez de voos com conexão, combinando várias viagens em uma e limitando o número de funcionários na mesma viagem. Além disso, os viajantes mencionaram o compartilhamento de transporte terrestre e a escolha da classe econômica em vez da classe executiva como recomendações frequentes de suas empresas.

Comportamento do viajante

Durante uma viagem, as práticas de sustentabilidade mais populares dos viajantes estão relacionadas com estadas em hotéis. Sete em cada dez viajantes evitam trocas frequentes de toalhas e seis em cada dez evitam arrumações diárias do quarto. Reciclar, eliminar o possível de papel , apoiar os vendedores locais ou caminhar sempre que possível são igualmente populares.

Cerca de quatro em cada dez também mencionam viajar apenas com bagagem de mão e trazer sua própria garrafa de água reutilizável. Embora mais de metade dos viajantes estejam dispostos a fazer menos viagens corporativas, mas mais longas, ou a experimentar novas formas de viajar mais sustentáveis, apenas 30% estão dispostos a pagar mais pelas viagens para incluir compensações de carbono ou comprar combustível de aviação sustentável (SAF).

Diferenças regionais

A pesquisa revelou diferenças regionais nas práticas sustentáveis tanto para viajantes como para compradores de viagens. As empresas na região da Europa, Oriente Médio e África concentram-se na redução do volume de viagens e em viajar de comboio em vez de avião, enquanto voar em classe económica em vez de executiva e partilhar o transporte terrestre são mais comuns nas empresas norte-americanas. Os empregadores na região Ásia-Pacífico frequentemente promovem voos diretos e hotéis ecológicos.

Para ver mais resultados do estudo, baixe o relatório da pesquisa do comprador e o relatório da pesquisa do viajante.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias