Da Redação   |   15/10/2024 17:01
Atualizada em 15/10/2024 17:03

América Latina como potência para viagens corporativas é tema de artigo

Em 2023, por exemplo, o segmento atingiu US$ 47,6 bilhões em todo o continente

Divulgação
João Cláudio Ribeiro, head de Expansão na Onfly
João Cláudio Ribeiro, head de Expansão na Onfly

João Cláudio Ribeiro, head de Expansão na Onfly, considerada a maior travel tech B2B da América Latina, divulgou um artigo sobre a potência da América Latina no mercado de viagens corporativas. Em 2023, por exemplo, o segmento atingiu US$ 47,6 bilhões em todo o continente. Veja abaixo o artigo na íntegra.

"América Latina: uma potência no mercado de viagens corporativas

Nos últimos anos, o setor de viagens corporativas na América Latina tem demonstrado um crescimento que reflete não só a recuperação econômica, como também a evolução das necessidades empresariais na região. Prova disso são países como México, Colômbia e Argentina, que experimentam mudanças impulsionadas por fatores como a expansão dos negócios, a globalização e as novas demandas de eficiência.

Neste contexto, as empresas digitais de gerenciamento de viagens, conhecidas como TMCs (Travel Management Companies, em inglês) vêm desempenhando papel fundamental, ao olhar para a otimização da gestão e para o controle de gastos de viagens corporativas de cima a baixo.

A expansão econômica, combinada com uma crescente integração global, contribuiu para o aumento das viagens corporativas da América Latina, que atingiu US$ 47,6 bilhões em 2023, de acordo com dados do IMARC Group. A expectativa é de que essa cifra alcance a marca de US$ 82,9 bilhões até 2032, segundo a mesma organização. Entre os fatores que podem contribuir para o cenário positivo, estão os crescentes investimentos em infraestrutura de transporte e de comunicação, bem como de políticas governamentais para atrair investimentos estrangeiros.

Entre os países citados, o México — uma das maiores economias da América Latina — experimentou um aumento anual médio de cerca de 7% antes da pandemia, de acordo com informações do Fundo Monetário Internacional. O setor continua a expandir com novas demandas por viagens de negócios, crescimento esse impulsionado pela posição estratégica do país como um hub entre a América do Norte e a América Latina, e também pela diversificação das indústrias, como tecnologia e serviços financeiros. Para se ter uma ideia, apenas em fevereiro de 2024, o setor de aviação mexicano registrou crescimento de 13%, uma estimativa de 4,9 milhões de passageiros transportados, conforme dados da Associação Latino-americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta).

Essa mesma pesquisa mostra que a Colômbia segue o mesmo caminho, com um crescimento de 37% no tráfego internacional aéreo até fevereiro de 2024, o que corresponderia a 1,7 milhões de passageiros. Esse recorte é sustentado pela expansão dos serviços e pela estabilização política, aumentando a confiança dos investidores e, com isso, a demanda por viagens de negócios em cidades como Bogotá e Medellín. Ainda: a modernização da infraestrutura de transporte também contribui para o desenvolvimento do setor.

Por fim, a Argentina. Apesar de enfrentar desafios econômicos, seu mercado de viagens corporativas está em recuperação. O melhor exemplo é a própria capital, Buenos Aires, importante centro de negócios - a cidade recebeu 1,5 milhão de turistas e executivos de outros países em 2022, como apontou o Observatório de Dados do Escritório de Turismo A quantidade superou a expectativa de 1,15 milhão, aguardada para o período. No entanto, a necessidade de soluções de gestão de viagens tem se tornado mais evidente à medida que a economia se ajusta às novas realidades.

Esses índices demonstram que o protagonismo de negócios voltados à gestão de viagens corporativas na América Latina é oportuno. A recuperação econômica pós-pandemia e a diversificação dos mercados regionais estão impulsionando o crescimento e, consequentemente, aumentando a demanda por viagens de negócios. Além disso, a adoção de ferramentas de gerenciamento de viagens, plataformas de reserva online e soluções de análise de dados estão se tornando cada vez mais comuns. Sem contar a integração econômica da América Latina com outras regiões, promovendo um aumento nas viagens de negócios internacionais.

Nesse contexto, é possível apontar algumas tendências-chave que moldam esse mercado, como é o caso da personalização e experiência do viajante corporativo, incluindo desde opções de hospedagem até preferências alimentares e itinerários flexíveis.

Outra tendência é a preocupação com a sustentabilidade. As empresas buscam soluções que minimizem o impacto ambiental das viagens, como a escolha de companhias aéreas com políticas de compensação de carbono e a promoção de opções de transporte mais verdes.

A segurança dos viajantes também é uma preocupação constante. Por isso, ferramentas de rastreamento e gestão de crises estão se tornando essenciais. E, por fim, a integração com soluções de pagamento corporativo, que facilitam o controle de despesas e o cumprimento das políticas de viagem, otimizando o processo de reembolso.

No final das contas, é essencial se aprofundar sobre os mercados regionais, adaptando estratégias de gestão de viagens às especificidades culturais e econômicas de cada país. As parcerias com fornecedores locais, como hotéis e companhias aéreas, também fortalecem os modelos de negócio das empresas digitais de gerenciamento de viagens - isso ajuda a garantir tarifas competitivas e serviços personalizados. O que é particularmente valioso em mercados com alta volatilidade ou em que o acesso a dados e contatos pode ser limitado.

O fato é que, especialmente num contexto pós-pandêmico, as TMCs digitais garantem a gestão eficiente das viagens corporativas, oferecendo soluções para otimização de custos, conformidade com políticas e suporte tecnológico e assistencial. À medida que o setor evolui, esse formato de negócio auxilia empresas que desejam controlar gastos com viagens, promovendo um cenário promissor para o futuro"

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11156 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS