Renato Machado   |   22/07/2016 11:00

IBM divulga dicas para evitar ameaças ao viajar

A IBM Security faz periodicamente estudos sobre a forma de atuação de hackers nos mercados mundiais e locais. Em relatório, divulgado nesta quinta-feira, a empresa analisou as principais artimanhas utilizadas por hackers no Brasil e ainda destacou formas de aumentar sua ciberse

Sergey Nivens/Shutterstock
Ataques cibernéticos costumam ser frequentes durante viagens
A IBM Security faz periodicamente estudos sobre a forma de atuação de hackers nos mercados mundiais e locais. Em relatório, divulgado nesta quinta-feira, a empresa analisou as principais artimanhas utilizadas por hackers no Brasil e ainda destacou formas de aumentar sua cibersegurança, evitando as ações maliciosas desses usuários.

Segundo a IBM, a aproximação dos Jogos Olímpicos tem aumentado a frequência de ameaças no ciberespaço brasileiro. O volume excessivo de transações relacionados ao Rio 2016 – de transações com cartão bancário em caixas eletrônicos até pagamentos feitos no comércio de rua/eletrônico – faz com que hackers se aproveitem para roubar grandes quantidades de credenciais e dados de cartões.

A companhia elencou algumas dicas para que consumidores e empresas se protejam de fraudes durante transações relacionadas aos Jogos Olímpicos (ou a viagens em geral):

- Contate seu banco. A instituição financeira precisa estar ciente de sua viagem.

- Quanto mais melhor. Viaje com pelo menos dois cartões diferentes.

- Cautela ao sacar dinheiro. É aconselhável fazer tal operação em agências bancárias ou no hotel.

- Prefira dinheiro vivo. Na dúvida, pague em notas e não use seu cartão.

- Monitore suas compras. Saiba o que está saindo e entrando da sua conta.

- Pouco é muito. Fique atento às movimentações de sua conta, hackers costumam desviar valores ínfimos para despistar fraudes.

- Mantenha suas ferramentas de segurança atualizadas. Constantemente códigos de malware são atualizados, dessa forma, é ideal que antivírus estejam configurados para atualizações automáticas.

- Esteja atento a novas artimanhas. Fóruns e comunidades de troca de inteligência sobre segurança, como o IBM X-Force Exchange, são locais onde se pode adquirir informações sobre as últimas ameaças realizadas no mundo.

- Comerciantes devem testar seus sistemas de venda. É ideal que varejistas promovam procedimentos de testes para seus pontos de venda para identificar configurações errôneas e outros problemas potenciais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS