Movida

Karina Cedeño   |   04/05/2017 13:45

Veja dicas para garantir a segurança de dados de seus viajantes

É sempre bom ter uma política de viagens preparada para imprevistos nas fronteiras 


Dreamstime
Você sabe como proteger as informações de sua empresa?
Você sabe como proteger as informações de sua empresa?

É fato que os países estão cada vez mais rígidos no que se refere ao controle de suas fronteiras, e prova disso é que os Estados Unidos recentemente começaram a proibir a entrada de laptops e tablets em voos de nove companhias aéreas procedentes do Oriente Médio, alegando medida de segurança por conta de atentados terroristas.

Mas no caso de um oficial de fronteira confiscar o computador do viajante e resolver checar o seu conteúdo, quais medidas podem ser adotadas para proteger as informações contidas no aparelho? Ou como você pode ter certeza de que os agentes de fronteira não instalaram um programa oculto sem o seu conhecimento? Há uma série de coisas que as corporações e os indivíduos podem fazer para proteger as informações profissionais, e o especialista em tecnologia da empresa de softwares norte-americana Mobile Iron, James Plouffe, dá dicas para garantir a segurança de seus dados profissionais. Confira a seguir:

Desative o bluetooth e o wi-fi
Ao desativar esses serviços, você impede que eles atuem como rádios 'auxiliares' e transmitam constantemente a sua localização. Você pode desligar todos estes dispositivos antes de embarcar e passar por controles de fronteira, fazendo com que os oficiais tenham de pedir a sua senha se quiserem acessar o conteúdo privado, o que em alguns casos é considerado ilegal. Outro método eficaz é desativar o logon único no dispositivo ao viajar, o que significa que você precisará digitar uma senha para cada serviço individual. Finalmente, considere a possibilidade de embalar seu celular com dados mais confidenciais em sua bagagem despachada, levando a bordo um dispositivo para fazer apenas as operações básicas.

Crie políticas de segurança em sua empresa
A nível empresarial, uma política de segurança internacional deve ser seriamente considerada para cobrir questões específicas levantadas por invasões de privacidade nos controles das fronteiras ou por autoridades quando o funcionário estiver dentro do país. Isso inclui o desenvolvimento de políticas para países específicos, que representam mais riscos, e que podem ser ativadas automaticamente com base na geolocalização. Outras ideias de política podem remover aplicativos ao permitir que os funcionários acessem serviços de back-end por meio de um navegador e introduzam recursos como senhas mais fortes.

Limpe o dispositivo remotamente em caso de emergência
O último recurso para qualquer corporação é limpar remotamente um dispositivo. Mas tome cuidado, pois pode acontecer de o viajante ter que mudar os planos de última hora e precisar das informações contidas naquele aparelho. As demandas inesperadas devem ser incorporadas nas políticas, lembrando sempre de fazer um backup das informações.

Eduque seus funcionários sobre o tema
A implementação de políticas de segurança de dados nas empresas é uma maneira eficaz de garantir que as informações permaneçam protegidas e fora de mãos indesejadas. No entanto, para que essas políticas sejam bem-sucedidas, é essencial educar os funcionários para que saibam a razão de elas estarem sendo implementadas, e de que forma eles podem usar corretamente os dispositivos quando viajam, conscientes de que não é aceitável que os fiscais de fronteira pensem que têm o direito de acessar informações pessoais e profissionais.


*Fonte: Buying Business Travel

conteúdo original: http://bit.ly/2qADiAj

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias