Karina Cedeño   |   30/03/2018 09:00

Startup indiana promete reservas corporativas em até sete minutos

Baseada na Índia, a empresa trabalha com algoritmos inteligentes para oferecer as melhores opções aos viajantes

Dreamstime
Reservar viagens corporativas em menos de dez minutos é o sonho de todo gestor, e a startup indiana Insteract promete atender a essa demanda.

Baseada em Bangalore, a plataforma integra as particularidades da política de viagens das empresas com as preferências de custo do viajante em seus programas de análise de dados e inteligência artificial, oferecendo ao usuário de cinco a seis opções relevantes e permitindo que ele selecione e reserve viagens em, no máximo, sete minutos.

O “agente de viagens inteligente” da startup fornece ao usuário uma análise de dados que rastreia, em tempo real, as tarifas por meio do benchmarking de mercado. A partir daí, as opções apresentadas são as mais lógicas, determinadas pelo algoritmo que processa dezenas de parâmetros relacionados ao tempo de viagem, desempenho do fornecedor, amenidades em voo e aeroporto, entre outros fatores determinantes.

O conteúdo tem origem nos principais consolidadores e plataformas de distribuição. O usuário pode ainda salvar sua opção preferida e acessá-la novamente após receber a aprovação corporativa para fazê-lo.

Disponível em três níveis, os viajantes de negócios independentes podem acessar um plano gratuito usando um login em redes sociais como o Facebook e o LinkedIn, enquanto um "plano profissional" está disponível para empresas menores que têm políticas de viagem simples e um processo de aprovação já em vigor. Para este último grupo, a ativação do Insteract demora menos de um dia e os clientes têm acesso ao suporte por meio de sessões de bate-papo, e-mail e webinar em tempo real.

“Já o plano de negócios atende contas maiores que possuem políticas e processos de viagens mais complexos. Neste caso, as corporações podem optar por um serviço de integração profissional, que inclui o lançamento de uma ferramenta para os usuários finais da empresa, por meio do pagamento de uma taxa”, explica o CEO da Insteract, Balaji Ramakrishnan.

Desde o lançamento da versão beta, em julho de 2016, a Insteract conta com a adesão de 400 clientes, desde profissionais de negócios independentes até empresas que atuam principalmente nos segmentos farmacêutico, de tecnologia e de manufatura.

E quais são os planos da startup para este ano? “Nosso foco para 2018 será a reserva de pacotes de voos hotéis e aluguel de carros, marcando nosso primeiro passo em direção ao planejamento de viagens de porta em porta. Isso além do lançamento de um aplicativo que atenderá às necessidades dos viajantes, gestores de viagens e executivos da empresa responsável pela aprovação dos relatórios de viagens”, conclui o CEO da empresa. Até o final do ano, a Insteract também planeja expandir seus serviços para mercados internacionais.

OBJETIVOS DIVERGENTES
O interessante da história da startup é que ela surgiu por conta de problemas encontrados na antiga empresa de Ramakrishnan. A primeira startup dele foi uma plataforma de tecnologia de viagens que oferecia soluções de comércio eletrônico para OTAs, TMCs, operadores turísticos, consolidadores e GDSs localizados em todo o mundo.

Porém, ele observou que os objetivos das TMCs não condiziam com as necessidades dos clientes. "Da minha experiência anterior, observei que a solução que as TMCs estavam nos pedindo para criar não estava realmente de acordo com as demandas dos usuários. Infelizmente, o objetivo era sempre automatizar o que a agência estava fazendo. A experiência do usuário era um problema e poucos clientes estavam interessados em entender às necessidades de seus viajantes corporativos ou em melhorar a política de viagens.

“Eu vi isso como uma grande desconexão que prejudica a implementação de qualquer ferramenta. Os dados estavam todos lá. O que faltava era uma solução que utilizasse esses dados e oferecesse uma experiência inteligente, transparente e conveniente para o viajante”, afirma o especialista.


*Fonte: Tnooz

conteúdo original: https://bit.ly/2GTWySB

Tópicos relacionados