Beatrice Teizen   |   04/03/2024 17:21
Atualizada em 04/03/2024 17:25

Abracorp fala de falta de parceria da Localiza, mas acredita em diálogo

Humberto Machado, diretor executivo da entidade, acha que ainda é possível chegar em um comum acordo

PANROTAS / Filip Calixto
Humberto Machado, da Abracorp
Humberto Machado, da Abracorp

No dia 23 de fevereiro, o setor corporativo foi pego de surpresa quando as TMCs associadas à Abracorp anunciaram que estavam em processo de avaliação sobre a continuidade de suas parcerias comerciais com a Localiza após "uma mudança súbita e radical no modelo comercial anteriormente estabelecido" da locadora.

No Lacte 19, realizado na semana passada, o Portal PANROTAS conversou com algumas agências de viagens corporativas (Avipam, BeFly, Copastur, Costa Brava, Kontik e Tour House) para entender como isso as afetaria. Para todas, faltou diálogo por parte da locadora, uma vez que a decisão foi unilateral. E, segundo a entidade que as engloba, a decisão veio no meio do Carnaval e apenas para algumas TMCs.

“Fomos surpreendidos em pleno Carnaval. Alguns associados receberam o aviso da Localiza, que não procurou a Abracorp diretamente. Eu tive de entrar em contato com a companhia e pedir um comunicado oficial, pois eu precisava divulgar a informação aos membros. Esta falta de comunicação é ruim quando se fala de uma parceria”, comenta o diretor executivo da Abracorp, Humberto Machado.

A Localiza representou 63% das vendas das agências Abracorp em 2023 e 73% das transações. Um movimento como este, segundo Machado, representa insegurança e quebra de confiança, principalmente quando se fala em uma parceria deste tamanho e que já vem de longa data.

“Já estamos vivendo um momento de insegurança diversa, quando, no apagar das luzes, temos de enfrentar a questão do PERSE. Agora, esta decisão por parte da Localiza, um parceiro com histórico cuja liderança é alavancada pelas associadas, ajudamos a empresa a crescer no corporativo. Tínhamos de estar juntos, em prol dos clientes. São vários contratos fechados”, complementa.

Oportunidade para outros players

No entanto, apesar do ocorrido afetar negativamente as agências, Humberto Machado, assim como as TMCs que o Portal PANROTAS conversou, acredita que o ocorrido abre espaço e dá mais oportunidade também para outros players que podem atender à demanda do corporativo.

“Acho saudável crescer o share de outras locadoras. Temos dois fornecedores, Movida e Unidas, que podem nos atender muito bem. A primeira, inclusive, soube até que já realizou uma compra de carros para servir esta demanda que vai chegar. É uma grande movimentação que está se criando”.

Ainda há chance para diálogo?

Perguntado sobre como está a situação, o diretor da Abracorp conta que ainda nada foi feito entre a entidade e a locadora, mas que acredita que em algum momento haverá algum diálogo entre as partes.

“O setor corporativo precisa ter um olhar diferenciado, há um trabalho muito forte para atender os clientes. E é deste olhar que a gente precisava neste caso. Não do jeito que foi, que está sendo muito traumático. Mas eu tenho a esperança do diálogo, que chamem para conversa. Até porque é um player importante para o mercado e esperamos que haja essa abertura para que a gente entre em um comum acordo e encontre uma solução”, finaliza Machado.

Tópicos relacionados