Rodrigo Vieira   |   27/10/2025 18:46
Atualizada em 28/10/2025 11:09

Teresa Perez faz evento sobre África para seguir crescendo na venda de safáris

Teresa Perez África Partners chega à sua quarta edição com quase 40 fornecedores estrangeiros em São Paulo

PANROTAS / Emerson Souza
Tomás Perez, CEO do TP Group
Tomás Perez, CEO do TP Group

Fazer um safári na África é um investimento capaz de transformar a vida de um viajante. É uma experiência que custa caro e portanto precisa de assertividade, de personalização, para que toda a jornada seja bem-sucedida. Esse é um dos motivos pelo qual as viagens de contemplação de animais selvagens cresce vertiginosamente entre os consumidores mais ricos do Brasil. Pelo menos é a realidade da principal operadora de Turismo de luxo do País, a Teresa Perez Tours.

Clique aqui e veja mais fotos do evento.

Nesta segunda-feira, a empresa realizou mais uma edição do Teresa Perez África Partners, com quase 40 fornecedores africanos de alto padrão, entre hotéis, lodges, safáris e DMCs de África do Sul, Botsuana, Ruanda, Tanzânia, Uganda, Zimbabue, entre outros países que oferecem viagens de safári de alto padrão. Esses parceiros se conectaram com dezenas de agentes de viagens de várias regiões do Brasil.

PANROTAS / Emerson Souza
Andy Brosou, parceiro do TP Group no Africa Partners, com Tomás Perez e Renata Yano, da Teresa Perez Tours
Andy Brosou, parceiro do TP Group no Africa Partners, com Tomás Perez e Renata Yano, da Teresa Perez Tours

Safáris na África sempre foram uma paixão de Teresa Perez e sua família, o que foi traduzido em um pioneirismo de décadas na venda deste tipo de produto, de acordo com o filho de Tereza e CEO do TP Group, Tomás Perez.

"Quando a demanda por África enfim decolou no Brasil, desde a pandemia, nós já estávamos prontos com a expertise no que nosso cliente procura: os melhores safáris alinhados com design, gastronomia e experiências sofisticadas no continente", afirma ele. "A pandemia estimulou o desejo por viagens de imersão na natureza, fuga das aglomerações e vivências autênticas, e a África vai ao encontro desses anseios, com produtos para o viajante moderno, tradicional ou o meio termo entre eles. É possível personalizar a viagem de cada cliente para os países africanos que oferecem viagens de luxo", completa Tomas Perez.

Segundo ele, a Teresa Perez Tours cresce dois dígitos em viagens com destino à África nos últimos três anos. Em 2025, a alta deve ser em torno de 20% em relação ao ano anterior. Não à toa o evento África Partners só cresce em número de fornecedores de luxo. Tomás Perez conta que um dos grandes desafios é a concorrência com o mercado americano, também muito sedento por safáris. De certa forma, essa disputa é positiva, pois há muitos lodges e villas quatro estrelas investindo para aprimorar seu produto e conseguir entregar experiências aos viajantes mais exigentes.

PANROTAS / Emerson Souza
Tomás Perez fala com agentes de viagens e fornecedores parceiros no TP Africa Partners
Tomás Perez fala com agentes de viagens e fornecedores parceiros no TP Africa Partners

Por outro lado, a alta demanda por África exige uma longa antecipação das reservas, de pelo menos oito meses, segundo Perez. O melhor período para safáris convencionais é de junho a outubro. E além de disputar lugar com os viajantes do hemisfério norte, outro desafio está a conectividade aérea a partir do Brasil, que ainda não é suficiente, na visão do CEO.

"A oferta de safári é bem grande e os vários fornecedores aqui no evento podem comprová-lo. Portanto é fundamental que o agente de viagens entenda o cliente, saiba se ele é novato ou experiente em safáris, o que muda tudo. São viagens de alto investimento, mas valem a pena pois o viajante sai do Brasil com muitos produtos e serviços incluídos. Enfim, capacitação intensa sobre os destinos africanos e safáris é algo fundamental. Não pode ser vendido como commodity. O cliente tem de sair com expectativas alinhadas."

Conservação e investimento na comunidade local

Por fim, Tomás Perez, ao lado do parceiro Andy Brosou, fala sobre o pioneirismo dos destinos africanos em ESG e o quanto isso tem impactado na escolha dos viajantes brasileiros. "A prioridade inegociável desses fornecedores é investir na comunidade local e na conservação da fauna e da flora locais. Os hotéis oferecem alto nível de serviço, alta gastronomia e ótimas vinícolas, além de bem-estar, ioga e spas de primeira qualidade e têm o valor elevado justamente para poder manter a qualidade", concluem os especialistas.

PANROTAS / Emerson Souza
Tomás Perez fala com agentes de viagens e fornecedores parceiros no TP Africa Partners
Tomás Perez fala com agentes de viagens e fornecedores parceiros no TP Africa Partners

Antes do início do Teresa Perez África Partners, os fornecedores se reuniram com os times B2B e B2C do TP Group par uma capacitação intensiva, na parte da manhã. À tarde, no Renaissance, fizeram rodadas de reunião com os agentes parceiros da TP. Amanhã, parte desses fornecedores têm compromissos com outras empresas de Turismo de luxo em São Paulo antes de partir para missão no México.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Rodrigo Vieira

Conteúdos por

Rodrigo Vieira

Rodrigo Vieira tem 7206 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Rodrigo Vieira é jornalista com 12 anos de especialização na indústria de Turismo, todo esse tempo orgulhosamente na PANROTAS. Sua maior satisfação profissional é quando, por meio de seu trabalho, ajuda um agente de viagens a obter êxito. Conhece 30 países e ama viajar para o Exterior, mas jamais moraria fora do melhor destino de todos, o Brasilzão.