BLTA reúne associados no Unique Garden (SP) para 4º Encontro de ESG
Com a participação de 21 hoteleiros, o encontro discute como integrar sustentabilidade nas viagens de luxo
Mairiporã (SP) – A Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) deu início nesta segunda-feira (13) à quarta edição do Encontro de ESG, que ocorre ao longo de quatro dias no hotel Unique Garden, em Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo.
A CEO da BLTA, Camilla Barreto, recebe associados e convidados para imersão na temática, que explora como práticas ambientais, sociais e de governança podem ser incorporadas de forma concreta nas operações do setor.
“Mais uma vez é uma honra realizar o encontro de ESG. Esses eventos ajudam a criar uma rede colaborativa, estimulando parcerias e o desenvolvimento de padrões mais consistentes no Turismo brasileiro”
Camilla Barreto, da BLTA
A programação começou com Roberto Klabin, empresário, conservacionista e presidente da BLTA, que compartilhou a trajetória de sucesso da Estância Caiman, que passou de fazenda familiar à projeto de conservação e ecoturismo – e hoje é um dos principais exemplos de como Turismo de alto padrão pode caminhar lado a lado com a preservação ambiental. “Para além da capacidade de receber, a natureza é a nossa principal vantagem competitiva”, enfatizou.
Um dos marcos da transformação da Caiman foi a criação de iniciativas como o Instituto Arara Azul e o Projeto Onçafari, que atua na proteção e reintrodução de araras e onças-pintadas. A presença desses projetos ajudou a reposicionar a Caiman no cenário internacional, atraindo viajantes interessados em experiências autênticas e sustentáveis.

Com 117 colaboradores, o hotel observa ainda uma diversidade cada vez maior em seu quadro de funcionários – que já conta com 45% de mulheres, frente a apenas 5% há quase quatro décadas.
E a chef e empresária Morena Leite também refletiu acerca do impacto social da hospitalidade, apresentando a atuação do Instituto Capim Santo, que promove a transformação social por meio da gastronomia. “Já formamos 200 pessoas por ano”, conta. A ideia é preparar os alunos não apenas para o mercado de trabalho, mas para uma atuação mais consciente e autônoma dentro e fora da cozinha.
O primeiro dia do 4º Encontro de ESG terminou com um jantar de boas-vindas no restaurante do Unique Garden e segue com mais palestras, workshops, networkings e experiências de bem-estar no hotel.
Paula Calçade, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da BLTA