Da Redação   |   09/04/2024 19:26   |   Atualizada em 10/04/2024 17:51

Belmond discute o futuro do luxo em evento no Copacabana Palace; fotos

Agentes de viagens e diretores de unidades Belmond pelo mundo estão no Rio de Janeiro para o encontro


PANROTAS/Marluce Balbino
Gaia Rosetti, do Belmond Trains & Cruises, Michael Leitao, do Belmond Hotel Machu Picchu, Javier Carlavilla, do Belmond Hotel Sacred Valley, e Damia Boudress, da Belmond
Gaia Rosetti, do Belmond Trains & Cruises, Michael Leitao, do Belmond Hotel Machu Picchu, Javier Carlavilla, do Belmond Hotel Sacred Valley, e Damia Boudress, da Belmond

O centenário Copacabana Palace, a Belmond Hotel, é o cenário esta semana da 2024 Vip Latam Summit. O evento B2B, realizado a cada ano em um país, reúne representantes de 30 propriedades e trens Belmond e cerca de 70 agentes de viagens para uma semana de palestras, encontros entre fornecedores e compradores e, claro, networking.

Depois de assistirem ao nascer do dia no Pão de Açúcar, os participantes se reuniram no belo e restaurado Teatro do Copacabana Palace. Carolina Mogames, diretora de Vendas da Belmond na América do Sul para as Américas, abriu a plenária.

Em seguida, um painel mediado por Daniela Gontijo, country manager da Louis Vuitton, discutiu como hotéis lendários podem continuar relevantes nos próximos anos. A conversa reuniu três gerentes gerais: o anfitrião Ulisses Marreiros, do Copacabana Palace, a Belmond Hotel; Federico Echaiz, do Maroma, na Riviera Maya, e Thiago Sarmento, do Mount Nelson, na Cidade do Cabo.

“Quando o Copacabana Palace surgiu na praia, foi uma inovação”, destacou Marreiros. “Hoje o hotel não é simplesmente um negócio, é uma instituição na praia mais famosa do mundo. E o que faz diferença em uma instituição são as pessoas”.

Echaiz foi na mesma linha: “Desde o início, a autenticidade local foi a chave para o sucesso. Fizemos uma renovação completa de dois anos e meio, e 80% do que se vê nos quartos foi feito a mão no México. Honramos e respeitamos o passado e celebramos o futuro. Temos muitos hóspedes frequentes que sempre dizem que elevamos a experiência”.

Para Sarmento, o caminho para ser uma lenda é “seguir adiante”: “Precisamos manter o foco em diversidade e levar as questões sustentáveis a sério para atrair as novas gerações e continuar relevante. O que fazemos hoje tem impacto na comunidade e no amanhã. A vida fica muito mais interessante quando o nosso negócio impacta a comunidade. Na África do Sul, por exemplo, há designers de moda incríveis que não são conhecidos nem no país. Queremos que essas pessoas sejam reconhecidas e encantem nossos hóspedes estrangeiros”.

PANROTAS/Marluce Balbino
Carolina Mogames, da Belmond
Carolina Mogames, da Belmond

A manhã continuou com uma palestra do consultor Carlos Ferreirinha, que enfatizou a importância da excelência, do extraordinário e do valor agregado no mercado de luxo.

“Tradição não tem a ver com quantos anos se está no mercado, e sim com o comportamento ao longo dos anos. É preciso ter obsessão pelos detalhes e saber contar histórias. Os quatros 'Es' do mercado de luxo são emoção, exclusividade, engajamento e experiência”.

A primeira manhã do 2024 Vip Latam Summit terminou com um painel sobre as viagens nos lendários trens da Belmond, nos Andes peruanos, na Europa e na Ásia. O futuro das jornadas sobre trilhos foi debatido por Gaia Rosetti, diretora de Vendas das Belmond Trais & Cruises: Javier Carlavilla, gerente geral do Rio Sagrado e do Andean Explorer, no Vale Sagrado, e Michael Leitao, gerente geral do Sanctuary Lodge, em Machu Picchu, e do Hiran Bingham.

No álbum a seguir, veja fotos do evento.

Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS

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