Rodrigo Vieira   |   27/05/2025 10:33

Veja novos cursos: Conteúdo Digital para Hotelaria e ESG para Hotelaria de Luxo

Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Vanessa Dantas

A Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) anunciam a renovação de parceria com a realização de dois novos cursos: Princípios de ESG para Hotelaria de Luxo e Conteúdo Digital para Hotelaria, com início em junho e julho, respectivamente.

De acordo com a CEO da BLTA, Camilla Barretto, essa iniciativa estende não apenas a presença da entidade no sentido de promover formação junto a seus associados, mas, também, levando para o mercado temas de muita relevância para a hotelaria de excelência.

“Não basta mais falar apenas de serviços de luxo. Temos de ampliar o discurso. Nesse contexto, a capacitação por meio dos cursos traz conteúdos sobre as maiores necessidades do setor, como ampliar a presença no digital, uma vez que os consumidores compram experiências com a ponta dos dedos”, contextualiza.

Em relação ao curso focado em ESG, Camilla afirma que "o Turismo de luxo hoje é mais sensorial, subjetivo e, sobretudo, consciente, e os viajantes buscam enxergar nos hotéis e experiências que consomem práticas de impacto positivo focadas no ambiental, na responsabilidade social e na governança dos processos”.

E complementa: “A BLTA está comprometida em colocar um plano de ação para que todos os seus membros sejam comprovadamente reconhecidos por sua preocupação com a sustentabilidade e possam inspirar toda a indústria do Turismo”.

Curso Princípios de ESG para hotelaria de luxo

A chamada Agenda ESG segue se expandindo e demandando exigências no mundo corporativo diante de um cenário cada vez mais complexo e de crises de ordem econômica, social, ambiental, tecnológica e geopolítica. Nesse cenário, o setor hoteleiro de luxo, que movimenta anualmente US$ 154 bilhões e pode alcançar US$ 369,36 bilhões em valor de mercado até 2032 (dados da Fortune Business Insights), está mapeando e buscando aprimorar sua gestão nas dimensões ambiental (consumo de energia e de água, emissões de CO2, conservação da bioversidade), social (satisfação dos colaboradores, diversidade e inclusão, relações com as comunidades) e de governança (transparência, criação de comitês, etc). Diante desses desafios os profissionais de hospitalidade devem estar preparados para responder às demandas que se apresentam.

Dirigido aos que desejam trabalhar com ESG no setor de turismo de luxo, a gestores, analistas e especialistas em ESG no segmento de hospitalidade e aos que querem aprofundar seus conhecimentos e ter uma visão mais ampla, prática e integrada da Agenda, o curso, que tem carga horária de 12 horas, permitirá aos participantes conhecer as bases da Agenda no que diz respeito à Gestão ESG, o conceito de materialidade, o princípio do Relato de Sustentabilidade e suas tendências mais atuais. Os alunos também poderão identificar como estes temas interagem com a Norma ABNT PR 2030, orientando de forma consistente como trazer cada abordagem para a transformação organizacional.

O curso será ministrado pelo Prof. Dr. Pedro Rivas, coordenador e professor no curso de pós-graduação Master ESG na Prática: Princípio, Cultura e Estratégia na ESPM, e terá como palestrantes Camilla Barretto e Fabiana Caricati, sócia-proprietária do Anavilhanas Jungle Lodge. Entusiasta da Agenda ESG, Fabiana afirma que essa iniciativa abre uma possibilidade de ampliar melhores práticas, levando para o centro das discussões temas extremamente pertinentes para o dia a dia da hotelaria de alto padrão.

Curso conteúdo digital para hotelaria

Na indústria da hospitalidade conteúdo digital é mais do que visibilidade. É experiência, conexão e conversão. Neste curso, com carga horária de 9 horas e indicado a profissionais de marketing, comunicação e hotelaria que desejam aprimorar a presença digital de seus negócios, os participantes poderão aprender a criar narrativas estratégicas, fortalecer a presença online do hotel e transformar seguidores em hóspedes, combinando storytelling, engajamento e performance.

As aulas, em formato online, serão ministradas pelo professor Giovanni Carpigiani. Internacionalista com pós-graduação em Gestão de Marketing e especialização em Marketing Digital pelo Insper, desenvolveu sua carreira no mercado de luxo nos segmentos de retail e hotelaria, com passagem por marcas como Jimmy Choo, TOD’s, Carolina Herrera e Palácio Tangará, nas áreas de relacionamento com clientes, inteligência de negócios e marketing digital. Atualmente responde pela Gestão de Projetos e Performance de Marketing no hotel Rosewood São Paulo.

Também participam do curso os seguintes palestrantes: Pedro Treacher, que é diretor do Grupo OCanto (Pousadas Literária, Tutabel eTrijunção) e vice- presidente de Sustentabilidade da BLTA; Gustavo Camargo, diretor de Operações do Casana Hotel; e João Pedro Caribé, curador de marca e conteúdo do Grupo Raiz do Brasil, responsável pela identidade e comunicação dos hotéis-boutique Pedras do Patacho e Casa Brasileira Hotel Galeria.

Princípios de ESG para hotelaria de luxo

Conteúdo digital para hotelaria

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados