Laura Enchioglo   |   23/07/2025 15:42
Atualizada em 23/07/2025 21:33

Importância do agente, fuga da 'mesmice' e personalização: 5 tendências no Luxo em 2025

Dados confirmam o desejo forte por viagens, com viajantes planejando oito viagens de lazer para este ano


orva studio/Unsplash
Relatório revela que os viajantes de luxo de hoje estão investindo não apenas dinheiro, mas também significado em suas jornadas
Relatório revela que os viajantes de luxo de hoje estão investindo não apenas dinheiro, mas também significado em suas jornadas

A Preferred Hotels & Resorts divulgou durante a GBTA Convention 2025, que acontece em Denver, nos Estados Unidos, seu primeiro Luxury Travel Report – um estudo sobre tendências de consumo de luxo, desenvolvido em parceria com o instituto The Harris Poll.

Os dados confirmam que o desejo por viagens continua forte, com viajantes de luxo planejando, em média, oito viagens de lazer em 2025 – sendo três internacionais – e mais da metade esperando gastar mais com viagens do que em 2024.

O relatório revela que os viajantes de luxo de hoje estão investindo não apenas dinheiro, mas também significado em suas jornadas. Eles buscam experiências imersivas e personalizadas, que sejam duradouras e únicas – rejeitando ofertas genéricas e produzidas em massa em favor da autenticidade e da conexão emocional.

O estudo identifica cinco forças emergentes do Turismo de luxo, sinalizando uma nova era de expectativas:

1. Curadoria é o novo padrão de luxo

A curadoria tornou-se tão essencial quanto o serviço cinco estrelas. Mais de 90% dos viajantes de luxo dizem que as melhores viagens parecem simples, mas são cuidadosamente elaboradas. Além disso, 89% demonstram interesse em ver o charme local refletido nos hotéis. Agentes de viagens são os novos influenciadores, com 84% concordando que um agente de confiança vale mais do que pesquisas ilimitadas na internet.

2. A “padronização bege” das viagens é um alerta

Os viajantes de luxo estão se afastando da mesmice em design, serviço e experiências – quase 70% dizem que os hotéis modernos de luxo perderam a alma devido à padronização. A cultura do “genérico” e os roteiros ditados por algoritmos alimentaram uma “desilusão com os destinos”, em que cidades e estadias parecem indistintas. O viajante atual quer o irrepetível: lugares que empolgam, ambientes que surpreendem e experiências marcadas pela individualidade. Quase três quartos afirmam que não pagariam por acomodações de luxo que pareçam genéricas.

3. Momentos com significado são a nova moeda do luxo

Luxo hoje não se resume à acumulação – trata-se de transformação. Os viajantes de luxo procuram experiências raras e autênticas que mudem sua visão de mundo e criem memórias duradouras. Mais de 80% afirmam que conexões locais desbloqueiam os momentos de viagem mais inesquecíveis, e 64% preferem explorar um destino com conselhos de moradores, em vez de usar assistentes virtuais e guias digitais.

4. Patrimônio é a nova fronteira

Os viajantes de luxo não querem apenas observar a história – querem fazer parte dela. Mais de 90% buscam experiências que os imerjam em história e cultura, preferindo estadias ricas em patrimônio. Com 71% planejando viagens multigeracionais em 2025, cresce a demanda por acomodações amplas que promovam a conexão com a família e suas raízes.

5. Programas de fidelidade são essenciais

Em meio a pressões econômicas e aumento de custos, a fidelidade tornou-se mais valiosa do que nunca. Para 82% dos viajantes de luxo, programas de fidelidade são muito importantes para garantir a qualidade dos hotéis, e quase dois terços afirmam que uma estadia anterior positiva influencia fortemente na reserva de novas viagens. Hoje, a fidelidade vai além do aspecto transacional – ela é pessoal, impulsionada por um toque humano, personalização e excelência constante.

Confira a pesquisa na íntegra aqui.

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