Da Redação   |   11/05/2026 00:00

Mdina, Rabat e as Três Cidades: um mergulho no coração histórico de Malta

Mdina, Rabat e as Três Cidades reúnem mil anos de história, arqueologia e arquitetura medieval em Malta

Divulgação
Cidade de Mdina foi palco de várias cenas do seriado Game of Thrones
Cidade de Mdina foi palco de várias cenas do seriado Game of Thrones

No centro da ilha principal de Malta, a cerca de 15 km de Valletta, fica Mdina, a antiga capital do arquipélago, também conhecida como a Cidade Silenciosa. Com apenas 300 habitantes, é um dos lugares mais fotogênicos de Malta: suas ruelas estreitas e sinuosas serviram de cenário para a série Game of Thrones, e pontos como o Portão de Mdina, a Praça Mesquita e as próprias ruas da cidade são reconhecíveis pelos fãs da produção. Habitada desde a pré-história por neolíticos, fenícios, romanos, aglabidas, normandos e Cavaleiros da Ordem de São João, a cidade guarda séculos de história em cada pedra.

Entre as principais atrações estão a Catedral Metropolitana de São Paulo, supostamente construída sobre a casa do governador romano Publius, que conheceu São Paulo após o naufrágio do apóstolo em Malta, o Palazzo Falson com sua arquitetura sículo-normanda medieval e o Belvedere, mirante nas muralhas com vistas impressionantes. Para encerrar a visita, vale uma parada em um dos cafés da cidade para provar o famoso bolo de chocolate local.

Rabat

Logo fora das muralhas de Mdina, Rabat foi construída sobre a antiga capital romana de Melite e é especialmente famosa pelas Catacumbas de São Paulo, labirinto subterrâneo que se estende por mais de quatro quilômetros quadrados e reúne tradições funerárias pagãs, judaicas e cristãs.

A Domvs Romana é um sítio arqueológico com museu construído sobre a residência de um aristocrata romano do século I a.C., onde se destacam requintados pisos de mosaico e artefatos da família imperial de Cláudio. Como Mdina, Rabat também possui vielas encantadoras onde vale "se perder" para descobrir seus detalhes únicos.

As Três Cidades


Divulgação
As três pequenas vilas são repletas de charme
As três pequenas vilas são repletas de charme

Vittoriosa, Senglea e Cospicua, conhecidas pelos moradores como Birgu, L-Isla e Bormla são três pequenas vilas encantadoras situadas às margens do Grand Harbour, em frente a Valletta. Birgu é a mais visitada e pode ser acessada por táxi aquático (Dghajsa) saindo da capital.

Ali estão o Forte de São Ângelo, o Palácio do Inquisidor, único no mundo aberto ao público, com aposentos privados, tribunal e câmara de tortura, o museu Malta at War com experiência em abrigos antiaéreos reais e o Museu Marítimo.

Em Cospicua, a Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição sobreviveu aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Já em Senglea, os Jardins Gardjolia oferecem uma das vistas mais belas de Valletta.

Saiba mais sobre os destinos históricos de Malta em visitmalta.com.



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11370 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS