Vinicius Novaes   |   01/02/2021 10:19
Atualizada em 01/02/2021 10:30

Descubra o patrimônio arquitetônico de Mônaco caminhando

Principado de Mônaco reúne uma importante coleção de obras de arte

O Principado de Mônaco é um verdadeiro patrimônio a céu aberto. Ao longo dos séculos, grandes nomes da arquitetura investiram seus talentos para construir o legado arquitetônico de Mônaco. Enquanto o grande arquiteto Charles Garnier projetou o Cassino e a Ópera de Monte-Carlo, Gustave Eiffel foi o responsável pelo teto de vidro do hotel Hermitage. Mais recentemente, o telhado do hotel Fairmont recebeu um mosaico colorido idealizado por Victor Vasarely; e o arquiteto Norman Foster desenvolveu o conceito do Yacht Club de Monaco.

Desde o reinado do Príncipe Rainier III, o Principado de Mônaco reúne uma importante coleção de obras de arte. São mais de 200 obras distribuídas por jardins, ruas e praças em homenagem a personagens, acontecimentos e lugares emblemáticos de Mônaco.

Divulgação
Museu Oceanográfico
Museu Oceanográfico
Uma delas é a Estátua Juan Manuel Fangio, esculpida por Joaquim Ros Sabaté em lembrança ao piloto argentino, considerado por muitos o maior piloto de todos os tempos. Em sete temporadas de Fórmula 1, Juan Manuel foi cinco vezes campeão mundial (em quatro equipes diferentes). A redor do mundo, há seis exemplares idênticos - Buenos Aires (Argentina), Mônaco, Montmeló (Espanha), Nürburg (Alemanha), Stuttgart (Alemanha) e Monza (Itália).
Divulgação
Catedral de Mônaco
Catedral de Mônaco

A riqueza histórica do Principado também é revelada através de seus monumentos.

A Catedral de Mônaco é um edifício em estilo romano-bizantino, cujo altar é feito de mármore branco. É lá que estão os túmulos dos príncipes falecidos. Dedicada a padroeira do Principado e a família Principesca, a Igreja de Saint-Dévote completa o patrimônio religioso local juntamente com a Igreja St Charles, de estilo renascentista e com uma torre de sinos erguida a 30 metros de altura.


Outra obra monumental de Mônaco é o Fort Antoine, fortaleza construída no início do século 18 e que hoje é um teatro ao ar livre com acesso liberado aos visitantes. Igualmente imponente é o Palácio da Justiça, inaugurado na década de 30. Suntuoso, o Palácio do Príncipe de Mônaco atrai a curiosidade de viajantes do mundo todo por ser a residência privada da família Principesca e por ser o palco da cerimônia da Troca da Guarda realizada na Praça do Palácio diariamente às 11h55 da manhã.

São esses guardas os responsáveis pela segurança do Príncipe e sua família.

Erguido na beira do famoso Rochedo de Mônaco, o Museu Oceanográfico combina uma arquitetura icônica e única com a dedicação em preservar os oceanos há mais de um século.

O museu traduz o mundo marinho com mais de 6 mil espécies catalogadas e aquários que retratam o universo dos Trópicos e do mar Mediterrâneo com tubarões, peixes-palhaço, cavalos-marinho, polvos e medusas, encerrando assim em grande estilo o roteiro arquitetônico do Principado.

Para saber mais sobre o destino, acesse www.visitmonaco.come o site globalvisionaccess.com.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Vinicius Novaes

Vinicius Novaes tem 1206 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS