Movida

Janize Colaço   |   23/09/2016 16:08

Primeiro cervejoduto do mundo é inaugurado na Bélgica

O "cano" tem cerca de três quilômetros de extensão e transportam a bebida de uma das mais antigas cervejarias do país, localizada em Bruge

Reprodução / De Halve Maan
Na última sexta-feira (16), na cidade belga de Bruges, foi inaugurado o primeiro “cervejoduto” do mundo. Com cerca de três quilômetros de extensão, os dutos transportam a bebida de uma das mais antigas cervejarias do país, a De Halve Maan, no centro da cidade, à engarrafadora, na região periférica.

O projeto custou cerca de US$ 4,5 milhões e a empresa precisou recorrer a meios diferentes para arrecadar fundos: cerveja grátis a quem contribuísse. Como resultado, mais de 500 pessoas ajudaram financeiramente na “vaquinha on-line”.

De acordo com diretor da De Halve Maan, Xavier Vanneste, a empresa, que foi criada ainda no século 16, teve a ideia do duto e surgiu com a necessidade de reduzir os gastos com o transporte. Por ser uma cidade medieval, Bruges tem ruas bastante apertadas. Além disso, o número de turistas também é alto, o que dificulta a passagem de veículos com a mercadoria.

O cervejoduto fica a 34 metros abaixo da superfície, passando sob canais e muralhas históricas da cidade. Por ele passam quatro mil litros de cerveja por hora, o suficiente para encher 12 mil garrafas.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias