Felipe Niemeyer   |   24/09/2009 18:16

Veja os principais temas abordados na reunião do CNT

o Conselho Nacional de Turismo realizou a 26ª reunião da entidade, com a participação do ministro de Estado do Turismo, Luiz Barretto.

Depois da sessão solene no Senado em homenagem ao Dia Internacional do Turismo, o Conselho Nacional de Turismo realizou sua 26ª reunião, com a participação do ministro de Estado do Turismo, Luiz Barretto. Na pauta do dia, novas ações do Ministério do Turismo (MTur) nos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional; a apresentação da Política Nacional de Aviação Civil; o panorama e o calendário das principais Feiras de Negócios do Brasil em 2010; o novo Plano Nacional de Turismo 2010-2014; orçamento para 2010; entre outros assuntos.

A reunião contou com as participações especiais da presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, e do novo presidente da Infraero, Murilo Barbosa.

Veja abaixo alguns dos principais pontos tratados durante a reunião:

PNT 2010-2014: O secretário de Políticas do Turismo do MTur, Airton Pereira, informou que será lançada em maio de 2010, durante o Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, a terceira edição do Plano Nacional do Turismo (PNT), que está em produção. Segundo Pereira, a nova edição virá com um conjunto de sugestões aprimoradas para a implementação de políticas públicas de longo prazo e “calibrado com novos dados”, uma vez que o setor está produzindo mais estatísticas.

Plano Aquarela 2014:A presidente da Embratur, Jeanine Pires, informou que o Plano Aquarela 2014 será lançando oficialmente em novembro deste ano, tendo como foco a promoção das 12 cidades-sedes da Copa. “Esta versão do Plano conta com a participação efetiva das secretarias de turismo, trade, e com o apoio de pesquisas qualitativas com estrangeiros”, disse.

Uma das preocupações é driblar a queda do dólar, que tornou o Brasil um destino mais caro. “Umas das constatações é que a taxa cambial, além de influenciar o fluxo de visitantes e o gasto de brasileiros no Exterior, gera queda na permanência de estrangeiros no País e, consequentemente, na receita gerada por eles”, disse Jeanine. Outras estratégias serão a continuidade do programa de promoção Brazil Now, lançado durante o pico da crise econômica mundial e que agora terá caráter permanente, e o lançamento de uma campanha para o verão brasileiro.

Aviação civil: O Ministério da Defesa elaborou o Plano Nacional de Aviação Civil - baseado na Política Nacional de Aviação Civil –, que define diretrizes para o setor, “propondo assegurar o desenvolvimento de um sistema de aviação civil apto, seguro, eficiente e concorrencial”, segundo o diretor do Departamento de Política Nacional de Aviação Civil, Fernando Antônio Soares. O plano traz sugestões para a implementação de políticas públicas para o setor. “Ele orienta o setor a usar melhor o que já temos, utilizando melhor os recursos, e criar um ambiente favorável a novos investimentos”, explicou.

De acordo com Soares, as diretrizes visam incentivar a concorrência, “que beneficiaria o setor com preços mais baixos e serviços com melhor qualidade”, e democratizar o uso do modal aéreo”, finalizou.

Veja fotos no álbum anexo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS