Victor Fernandes   |   06/03/2024 19:05
Atualizada em 06/03/2024 19:06

Gol crê em Chapter 11 rápido; Azul e Latam ponderam sobre compra

Tema foi debatido com os CEOs das companhias aéreas em painel do Fórum PANROTAS 2024


PANROTAS / Emerson Souza
Celso Ferrer, CEO da Gol, no Fórum PANROTAS 2024
Celso Ferrer, CEO da Gol, no Fórum PANROTAS 2024

A recente entrada da Gol em Chapter 11, e nem poderia ser diferente, foi tema na tarde desta quarta-feira (6) no Fórum PANROTAS 2024 em painel com os CEOs da três principais companhias aéreas brasileiras. Celso Ferrer, CEO da Gol, disse estar impressionado com a maturidade do processo de recuperação judicial nos Estados Unidos e acredita que no segundo semestre já estará falando em saída bem-sucedida do processo.

"Operar em um setor que não cresce, lidar com volatilidade de câmbio, além da pandemia, colocou a companhia em uma fragilidade de balanço. Então optamos pelo Chapter 11 para voltar a ter um balanço positivo. Encontramos no Chapter 11 um caminho seguro para endereçar a estrutura de capital da companhia. Plano segue sendo posicionar a companhia para o crescimento com a otimização das operações. O Chapter 11 não impacta nossa capacidade e segurança operacional."

Celso Ferrer, CEO da Gol

Questionado pelo jornalista William Waack, mediador do painel, sobre movimentação recente em que avalia a compra da Gol, John Rodgerson driblou a pergunta e deu resposta política reforçando necessidade de empresas fortes: "Acho que nossa indústria é muito mal entendida. Fazemos muito pelo crescimento do PIB do País. Então o Brasil precisa de companhias fortes que trazem os melhores equipamentos. Azul fez a própria renegociação fora do Chapter 11 e estamos bem."

Jerome Cadier, CEO da Latam, perguntado sobre se é a "hora de comprar a Gol", continuou em tom político, mas foi mais objetivo: "Não sei se é a hora. A resposta depende da estratégia de cada companhia. No nosso caso, estamos crescendo nos últimos três anos e buscando mais oportunidades de crescimento". Recentemente, a Latam demonstrou interesse em comprar aeronaves utilizadas atualmente pela Gol.

Comparação com Latam

Tentando estabelecer um paralelo do atual Chapter 11 da Gol com o que a Latam passou durante a pandemia, Cadier explicou que "é muito difícil comparar". "Cada empresa tem características e situações diferentes. Entramos no Chapter 11 em um momento sem demanda e sem receita, mas tínhamos aviões sobrando. Entramos com muito caixa porque entramos cedo. É muito dificil comparar. É outra situação comparada a da Gol".

Mesmo sem poder estabelecer paralelos, Ferrer afirmou que o Chapter 11 da Gol é um "caso muito simples" e "processo bem menos complexo" devido principalmente à sua frota única e manutenção de equipes e operações atuais, quando a companhia conta com demanda.

"Entramos no Chapter 11 depois da pandemia porque tentamos muito a negociação fora de corte. Vantagem disso é que agora todos lessores já tem um desenho de todas as negociações, e agora dentro do processo estamos chancelando a maioria desses planos e estamos avançando muito rápido", elaborou o CEO da Gol.

Momento difícil

Mas, apesar das diferenças entre os processos, Jerome Cadier conseguiu dar dicas a Celso Ferrer sobre o lado pessoal de toda a situação: "Lado pessoal é extremamente difícil. A conversa com credores sempre é complicada. Além da nossa inexperiência nessa situação em relação aos assessores financeiros que passam por isso todo mês".

Celso Ferrer agradeceu as palavras de tranquilização e afirmou: "Minha vida está muito intensa, principalmente para coordenação da equipe desses assessores financeiros. Mas é uma indústria qualificada e um processo transparente e público."

PANROTAS / Emerson Souza
Conversa entre CEOs da Azul, Gol e Latam foi mediada por William Waack
Conversa entre CEOs da Azul, Gol e Latam foi mediada por William Waack

O Fórum PANROTAS 2024 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, Bee2Pay, BeFly, BWH Hotels, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line/Walt Disney World, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis e Resorts, Expotelecom, EZLink, Fortaleza, FundturMS, Gol Linhas Aéreas, Gramado Parks, Grupo Cataratas, Grupo R1, GTA Assist, Iberia British Airways, Kaluah, Latam Delta, Localiza, Losango Bradesco Financiamentos, Metrô de São Paulo, Mondiale, Omnibees, Orinter, Paytrack, Quero Passagem, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Setur Alagoas, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Smiles Viagens, SMTur, Tes Cenografia, Tour House, Tyller Consolidadora, ViagensCorp, ViagensPromo e Visite São Paulo/SPCVB.

Tópicos relacionados