Roberta Queiroz   |   23/05/2016 17:41

Web Viagens fecha e gera protesto em SP

Nesta manhã (23), a Web Viagens declarou o encerramento de suas atividades alegando ser vítima de uma “crise sem precedentes que assolou o mercado brasileiro”. Os responsáveis pela empresa marcaram uma reunião às 13h de hoje para informar a situação aos funcionários. A reunião foi presidida


Jhonatan Soares
Funcionários aglomerados em frente ao prédio que abriga a Web Viagens

Nesta manhã, como informou o Portal PANROTAS, a Web Viagens declarou o encerramento de suas atividades alegando ser vítima de uma “crise sem precedentes que assolou o mercado brasileiro”. Os responsáveis pela empresa marcaram uma reunião às 13h de hoje para informar a situação aos funcionários.

O encontro foi presidido por Francisco Borges, que se autointitulou consultor da empresa, e preferiu não dar entrevistas à reportagem do Portal PANROTAS. O andar da Web Viagens, situado na região central da capital paulista, foi restringido aos funcionários, ou seja, ex-funcionários e clientes prejudicados foram impedidos de acompanhar a conversa.

Antes da reunião começar, funcionários, ex-funcionários e clientes se aglomeraram em frente à sede da empresa e manisfestaram a sua insatisfação. Um cliente vindo do Rio de Janeiro e que, de acordo com testemunhas, foi lesado pela operadora em R$ 10 mil, conseguiu subir no andar da empresa, discutiu com Borges, mas não teve a sua reivindicação atendida.

Conversamos com alguns funcionários que participaram do encontro e, segundo eles, o salário de abril não foi totalmente depositado, o pagamento deste mês está atrasado, o FGTS não é depositado desde junho do ano passado e a segunda parcela do décimo terceiro salário de 2015 não foi entregue. Também há casos de férias não remuneradas.

Confira abaixo o relato de alguns funcionários da operadora.

Stela Monteiro, vendedora
“A Web Viagens não embarca os clientes desde o final de novembro de 2015 e, mesmo assim, estavam vendendo até sexta-feira. Eu vendi viagens direto com os fornecedores e as pessoas do atendimento venderam cupons de viagens normalmente. Para você ter uma ideia, no segundo semestre, a empresa tem 222 famílias e em torno de 739 pessoas para embarcar. Tudo foi vendido com o consentimento dos donos”.

Sérgio Danilo Ferreira, atendente
Jhonatan Soares
Adriano Ferraz e Sérgio Danilo, atendentes da Web Viagens

“Trabalho na Web Viagens há dois anos, sou CLT e nunca tive férias. Cansei de mandar e-mails pedindo para marcar as minhas férias e sempre fui enrolado. Eles estão agindo de má fé. Colocaram no site que estão encerrando as atividades temporariamente por causa do dólar, mas é mentira, a empresa está fechada, não tem nada lá dentro".

Michele Silva, vendedora
Jhonatan Soares

Segundo Michele, Francisco Borges afirmou ao longo da reunião que atrasos de salários e rescisões contratuais não têm previsão para serem acertados, mas que a empresa irá priorizar os funcionários que ficaram com a empresa até a última sexta-feira. A vendedora contou que Borges disse que “clientes não são prioridade e que funcionários que entraram com processos trabalhistas vão receber se sobrar dinheiro”. Michele também falou um pouco sobre a sua trajetória na Web Viagens:

“Fui contratada em janeiro e o gerente já me avisou que eu estava sendo admitida dentro de um projeto para reerguer a empresa. Perguntei sobre possíveis cancelamentos e eles me garantiram que era algo antigo, que não acontecia mais. Percebi que a situação estava se complicando quando fiz uma venda, passei o localizador para o cliente consultar a passagem aérea e me disseram que eu não deveria ter feito isso. Pouco depois o cliente me ligou e disse que não tinha nenhuma passagem em seu nome. No fim, a passagem foi emitida, mas eu sei que o hotel não foi pago. Meu cliente marcou a viagem para setembro, ele tem um casamento em Punta Cana e as expectativas não são boas.”

Gabriela Silva, integrante do setor jurídico
“Eu trabalhava no atendimento, mas no último mês fui transferida para o jurídico. Eles estavam precisando de ajuda por causa dos processos trabalhistas. Eu saí de férias em 18 de abril e voltei em maio. Assinei as minhas férias, mas não recebi um centavo”.

Veja agora o depoimento de dois clientes que foram até a sede da empresa cobrar o comprimento das viagens e não foram atendidos:

Obede Viana
Jhonatan Soares

“Sou parceiro da Web Viagens há quatro anos e meio. Eu compro passagens aéreas e alguns serviços e revendo para as pessoas que frequentam a igreja da qual sou pastor. Tenho um grupo de 18 pessoas que vai para Israel em setembro e R$ 48 mil de crédito nessa empresa. Tive uma reunião aqui com a Raquel (supervisora) e alguns clientes que compraram comigo. A Raquel disse que estava tudo bem. Não sei o que vou fazer agora. Os clientes vão cobrar de mim e eu vou ter de honrar”.

Anônimo
Outro cliente, que não quis se identificar, afirmou que comprou dois pacotes na Web Viagens, um para Orlando e outro para Punta Cana. As duas viagens foram comprados entre março e fevereiro e têm embarque previsto entre junho e setembro deste ano, respectivamente. Segundo ele, não há passagem emitida.

PROCESSOS
Nos últimos doze meses, o site Reclame Aqui (http://www.reclameaqui.com.br/indices/27934/web-viagens/) registrou 308 reclamações contra a Web Viagens. Desse montante, 149 foram atendidas com um tempo médio de resposta de 45 dias, e 159 foram ignoradas. A nota do consumidor para a empresa está em 4,37. Além disso, atualmente, a empresa tem mais de 120 processos no Tribunal de Justiça de São Paulo. A consulta é pública.

AGÊNCIA EM PORTUGAL
Jhonatan Soares
Logotipo da agência foi criado pela própria equipe de Marketing da Web Viagens

Segundo a vendedora Stela Monteiro, os proprietários da Web Viagens criaram uma nova agência, a 4 Trip Portugal, que, ao que tudo indica, possui um investidor do país europeu. A empresa já tem página no Facebook e a localização indica um endereço português.

“Os donos da Web ficaram quase um mês em Lisboa alegando que estavam conversando com investidores para salvar a empresa. Até que descobrimos que o Marketing da própria Web estava fazendo a marca da 4 Trip Portugal. Tudo foi feito aqui”, revelou. O relato de Stela foi confirmado por todos os funcionários presentes.

A equipe também fez questão de prestar apoio às acusações de Lana Budukievicz , uma ex-funcionário que denunciou a negligência da Web Viagens em janeiro deste ano.

DIREITO DE RESPOSTA
Algumas horas após a publicação da notícia, a diretora da Web Viagens, Thiara Haydee, respondeu à solicitação do Portal PANROTAS e enviou uma resposta às acusações feitas pelos ex-funcionários e colaboradores. A reportagem completa pode ser acessada clicando aqui.

Atualizado às 19h34

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS