Aviação - Anac: demanda doméstica cresce quase 10% em janeiro - Notícia - Turismo
Home

www.panrotas.com.br

Anac: demanda doméstica cresce quase 10% em janeiro

- Aviação
Danilo Teixeira Alves Danilo Teixeira Alves
A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou um crescimento de 9,1% em janeiro de 2015, se comparado com o mesmo mês do ano passado. A oferta teve um salto de 4% no mesmo período. Os números foram divulgados hoje pela Anac, que adota um sistema de coleta de dados diferente do utilizado pela Abear (leia aqui a pesquisa divulgada pela entidade).

Avianca e Gol foram as empresas com maior crescimento no mercado nacional, com 20,6% e 12%, respectivamente. A Azul cresceu 6,5% e a Tam 5,2%. Em relação a participação no mercado (share), a Gol e a Tam ocupam os dois primeiros lugares do ranking, com 38,2% e 36,8%. Segundo à agência, o aproveitamento das aeronaves foi o maior já registrado para um mês nos últimos dez anos, da ordem de 84,5%.

Em janeiro, foram transportados cerca de 9,3 milhões de passageiros em voos dentro do Brasil.

MERCADO INTERNACIONAL
Em janeiro, a demanda (em RPK) do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras aumentou 32,8% quando comparada com o mesmo mês de 2014. Já a oferta internacional (em ASK) teve alta de 26,4%. Nos dois casos foram registrados recordes para um único mês nos últimos dez anos.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) alcançou 84,8% em janeiro de 2015, contra 80,7% no mesmo mês de 2014, representando uma variação positiva de 5,1%.

O número de passageiros pagos transportados no mercado internacional em janeiro de 2015 atingiu 682,1 mil, com aumento de 24,1% em relação a janeiro de 2014.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA
CLIQUE E VOTE
© PANROTAS