Rafael Faustino   |   25/09/2017 14:25

Greve: Avianca Brasil assume voos de parceira colombiana

Os voos AV85 e AV86 serão substituídos, respectivamente, pelos O6-8535 e O6-8534, com os mesmos horários de partida e chegada.

Enfrentando uma massiva greve de pilotos na Colômbia – que a companhia considera ilegal – a Avianca Holdings colocou em prática uma operação de contenção de danos que altera diversas operações da aérea, inclusive no Brasil.
Divulgação/Avianca Holdings
Avianca Holdings transferiu temporariamente a operação dos voos brasileiros à Avianca Brasil
Avianca Holdings transferiu temporariamente a operação dos voos brasileiros à Avianca Brasil

Segundo a companhia colombiana, desde o dia 20 até o dia 24, foi necessário o cancelamento de 1.088 voos, 49% das operações previstas para o período. Foram afetados diretamente 97,7 mil passageiros, enquanto outros 12,8 mil tiveram de ser reacomodados em voos de outras aéreas. Isso é o que ocorre, inclusive, no Brasil.

Enquanto o voo de São Paulo a Lima da Avianca Holdings não sofreu alteração, a rota São Paulo-Bogotá foi suspensa temporariamente e transferida à parceira Avianca Brasil. Assim, os voos AV85 e AV86 serão substituídos, respectivamente, pelos O6-8535 e O6-8534, com os mesmos horários de partida e chegada. Com a mudança, não será possível realizar o web check-in para esses voos.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

A Avianca anunciou aida outras medidas envolvendo os voos afetados pela greve. Alterações de data poderão ser feitas sem custo adicional e via call center, enquanto aqueles que desejarem cancelar suas viagens receberão completo. Já os voos adquiridos via agências de viagens devem ser administrados pelas próprias empresas junto a seus clientes.

Pedro Felipe/Wikicommons
Aeroporto El Dorado, de Bogotá, é o mais afetado pela paralisação dos pilotos
Aeroporto El Dorado, de Bogotá, é o mais afetado pela paralisação dos pilotos

Além disso, nos aeroportos com voos afetados pela paralisação, a Avianca afirma ter equipe preparada para reacomodar passageiros em voos de outras companhias, ou para reembolsar os que não forem mais voar. Segundo a aérea, os turnos foram reforçados nos pontos de atendimento, contando com mais de 200 colaboradores.

GREVE
A greve dos pilotos colombianos associados pela Associação Colombiana de Aviadores Civis (ACDAC) é considerada ilegal pela Avianca Holdings, que já registrou ação contra o movimento no Tribunal Superior do Distrito Judicial de Bogotá. O protesto se fundamenta na lei colombiana que estabelece o transporte aéreo como serviço público essencial, o que tornaria a greve um ato de "incumprimento que dá predominância do interesse do interesse particular sobre o interesse geral", diz a empresa.

A aérea ainda afirma haver "vícios de procedimento" na convocatória da ACDAC, que não teria informado abertamente, no chamamento à assembleia da categoria, que a votação trataria de uma greve, e ainda teria firmado a decisão com um quórum minoritário de trabalhadores presentes.

"Como o país viu nesses dias, a ooperação aérea é essencial e necessária para a Colômbia, e a interrupção da mesma, ainda que de forma parcial, afeta gravemente a conectividade e operação logística e econômica das regiões. Na Avianca, esperamos que esse processo de ilegalidade seja priorizado e resolvido com a maior brevidade, para permitir o restabelecimento do serviço a nossos passageiros", comentou o presidente executivo da aérea, Hernán Rincón.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Faustino

Rafael Faustino tem 1223 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS