Leonardo Ramos   |   16/03/2018 14:32

Foz terá voos de EUA e Europa após expansão de aeroporto

Investimento da Itaipu Binacional permitirá expansão de pista do aeroporto de Foz, que poderá receber voos diretos de Europa e EUA

Divulgação Infraero
Pista terá 3 mil metros, e permitirá voos diretos de Europa e EUA
Pista terá 3 mil metros, e permitirá voos diretos de Europa e EUA
A Itaipu Binacional anunciou, nesta semana, que investirá R$ 24 milhões em 2018 em ações para impulsionar o Turismo em Foz do Iguaçu em 2018. De acordo com a empresa, o repasse representa 62% do investimento total que a cidade deve receber neste ano, no valor de R$ 38,8 milhões.

Entre as iniciativas que devem receber parcelas do investimento da Itaipu está a extensão da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que passará de 2,1 mil para três mil metros - ampliação que permitirá voos sem escala para Estados Unidos e Europa. A expansão foi defendida recentemente por Guilherme Paulus, como algo que "trará automaticamente mais voos”.

A construção do Mercado Municipal, que deve ser entregue em junho de 2019, e ainda a implantação de e-Gates nas aduanas do Brasil com Argentina e Paraguai - portões eletrônicos que agilizam o processo de entrada ao conferir as informações do viajante através de um chip eletrônico e fazer o reconhecimento biométrico facial - também são previstas com o investimento.

“Ninguém faz nada sozinho. Se a Itaipu, a prefeitura e o setor privado continuarem atuando de mãos dadas, em pouco tempo Foz do Iguaçu poderá ser a primeira no ranking do turismo brasileiro”, comentou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna. “Foz tem condições de ser o polo turístico número um do Brasil”, completou.

OUTROS INVESTIMENTOS NO AEROPORTO

Além da extensão da pista, e prevendo um aumento constante na demanda de viajantes, o aeroporto deve iniciar também neste ano uma série de obras para expansão de sua estrutura. O terminal único de passageiros passará de 17 mil para 20 mil metros quadrados, e a sala de embarque será ampliada para mais de três vezes seu tamanho atual, saltando de 971 mil para 3,2 mil metros quadrados. A área de desembarque irá quase dobrar, passando de 996 para 1,8 mil metros quadrados, e os espaços de check-in serão expandidos em 86%.

Um contrato para reforma foi fechado em dezembro com a Sial Construções Civis, empresa que venceu a licitação para as alterações, e o prazo para finalização das obras é de 675 dias contados a partir da assinatura da ordem de serviço inicial - ou seja, as obras devem ser concluídas até o final de 2019.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS