Maria Izabel Reigada   |   02/01/2012 10:17

Europa começa a cobrar emissões de CO2 de aéreas

Desde ontem, as companhias aéreas que decolam ou aterrissam nos aeroportos da União Europeia estão obrigadas a respeitar as cotas máximas de emissão de CO2, pagando taxas por emissões adicionais a suas cotas.

Desde ontem, as companhias aéreas que decolam ou aterrissam nos aeroportos da União Europeia estão obrigadas a respeitar as cotas máximas de emissão de CO2, pagando taxas por emissões adicionais a suas cotas. Começou a valer ontem o sistema de comércio de emissões da União Europeia (Sistema ETS, siglas de Emission Trading Scheme). Segundo o sistema, todas as companhias têm uma cota de emissões permitida que poderá ser superada quando forem compradas cotas de outras empresas ou da União Europeia, como uma taxa. A União Europeia irá, ainda, determinar limites máximos de emissões para os aviões em seu continente como medida de combate às mudanças climáticas.

A Comissão Europeia determinou os valores de referência que serão usados para calcular as cotas de emissões para os períodos de 2012 e 2013-2020. Em nome das empresas aéreas, a Iata falou sobre as consequências que a determinação pode acarretar às companhias, uma vez que o custo somente neste ano poderia chegar a 1,2 bilhões de euros para a aviação – ou um quarto do volume previsto de lucros para este ano. Segundo a Iata, as companhias aéreas representam apenas 2% das emissões totais de CO2.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias