Alagev debate políticas de viagens "personalizadas"
O primeiro dia da oitava edição do Latin America Corporate Travel Experience (Lacte) terminou hoje, em São Paulo, com sessão geral que tratou das vantagens em se colocar o viajante como prioridade dentro das viagens corporativas.
Koch destacou as “novas prioridades” para esse viajante, que passa mais tempo no ginásio do hotel que no bar, por exemplo, e destacou a necessidade de conexão para manter a comunicação – usando como argumento o sucesso das redes sociais, como o Facebook. “E vemos as adaptações ocorrendo por parte da indústria. O Aeroporto de San Francisco, por exemplo, oferece hoje uma sala de ioga. Como ele, há aeroportos do mundo todo inovando, querendo oferecer exatamente o que esse novo viajante de negócios busca. É muito mais do que o shopping center”, exemplificou. O diretor da Acte foi questionado por Viviânne Martins, presidente da Alagev, e Ricardo Ferreira, da Alatur, que participaram do debate mediado pelo editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade.
Ferreira classificou as tendências apontadas pelo diretor da Acte como de “senso comum” e lembrou que o desafio do gestor de viagens é definir seu papel nesse cenário. “Vejo dois tipos de gestores”, disse Koch. “Aquele que vai se restringir a seguir a política de viagens, estritamente, e aquele que vai ouvir as demandas, fazer pesquisas, mostrar ao viajante de que modo ele pode conseguir aquilo que procura dentro dessa política ou onde ela poderia ser flexibilizada”, apontou. A presidente da Alagev perguntou se as políticas de viagens personalizadas poderiam ser uma tendência. “A tendência deveria ser o gestor de viagens ouvir o viajante. A comunicação entre eles pode permitir o engajamento de ambos na realização da política de viagens estabelecida”, analisou o diretor da Acte.
PROVOCAÇÃO
Ricardo Ferreira aproveitou o debate para fazer o que chamou de “provocação” às TMCs. “Nosso negócio não é cuspir relatórios, mas sim fazer com que as pessoas viajem pelo mundo e concretizem seus negócios”, disse, criticando que a preocupação com investimentos em relatórios cada vez mais detalhados, rápidos e modernos não deveria ser o principal negócio da TMC. Questionados sobre a tendência de retomada da gestão dos serviços, em lugar da gestão dos custos, por parte dos gestores de viagens, a presidente da Alagev foi enfática: “Para mim, serviço é e sempre será o diferencial. Acho que o gestor de viagens deve ajudar a corporação a desenhar a melhor política e ajudar o viajante a tirar o melhor proveito dessa política”, disse.
Amanhã, o segundo dia do Lacte começa às 8h30, com sessão geral que terá a apresentação do jornalista e apresentador Zeca Camargo.