Movida

Janize Colaço   |   11/09/2017 16:15

Furacões transformam paraísos caribenhos em pesadelos

Paraísos de férias, como as Ilhas Virgens, Anguilla, St. Martin e St. Barthélemy, ficaram debilitados com a passagem do furacão Irma e José.

Reprodução / Twitter
A ilha de St Martin sofre com o corte no abastecimento de água e luz elétrica, além dos saques a residências e lojas
A ilha de St Martin sofre com o corte no abastecimento de água e luz elétrica, além dos saques a residências e lojas

A tempestade de categoria cinco que atingiu as ilhas caribenhas no último final de semana foi um golpe duro para importantes destinos turísticos. Paraísos de férias como as Ilhas Virgens, Anguilla, St. Martin e St. Barthélemy ficaram debilitados com a passagem dos furacão Irma.

Com a devastação de pequenos aeroportos, portos marítimos e torres de celulares, milhares de turistas e moradores locais ficaram ilhados. Para piorar, a situação foi agravada com a passagem do furacão José, categoria quatro, que resultou na falta de água e luz elétrica.

Temendo por consequências mais graves, autoridades norte-americanas transportaram seus cidadãos que estavam em St. Martin para Porto Rico. Cerca de 160 pessoas foram levadas na sexta-feira e outras 700 no sábado.

Além disso, o navio porta-aviões USS Wasp evacuou pacientes hospitalares de St. Thomas, nas Ilhas Virgens Americanas, para St. Croix e Porto Rico. Já a Norwegian Cruise Line transformou um de seus navios de cruzeiros no transporte para resgate de mais de dois mil turistas em St. Thomas.

A ilha de Saint Martin, território ultramarino da França, deverá receber mais de mil policiais nos próximos dias. Após a passagem das tempestades, o governo francês visa impedir o saque de lojas e residências — além de identificar os autores dos atos já cometidos. Na parte de baixo do território, a ilha de St Maarten, sob protetorado holandês, teve pelo menos 70% das casas gravemente danificadas ou destruídas, desabrigando cerca de 40 mil habitantes.


O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, destacou que a situação na ilha permaneceu “sombria”, e ainda com o estado de emergência declarado, os saques generalizados foram acometidos na ilha. Foram necessários mais de 230 policias holandeses para manter a ordem e auxiliar no resgate da população — e ainda é esperada a chegada de outros 200 oficiais.

Outro importante destino, a Ilha de Barbuda teve 90% de seu território devastado pelos furacões. Praticamente todos os seus 1,5 mil residentes precisaram se deslocar para a ilha vizinha, Antigua, com a chegada do furacão José.

“O maior problema em Barbuda agora é o fato de haver inúmeros animais mortos e, assim, ameaçar a contaminação de doenças. Nós poderíamos enviar as pessoas de volta a suas casas, porém ainda há o risco de uma crise médica ter início”, afirmou o ministro das Relações Exteriores de Antigua e Barbuda, Charles Fernandez.

O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou que um pacote de cerca de US$ 55 milhões será destinado para o socorro nos territórios ultramarinos britânicos de Anguilla, Ilhas Virgens Britânicas, Turks e Caicos. “O governo britânico fará o possível para ajudar os afetados pelo furacão”, afirmou Johnson.


*Fonte: Travel Weekly

conteúdo original: http://bit.ly/2fd9A0X

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias