Movida

Leonardo Ramos   |   18/09/2017 11:56

Ryanair vai cancelar cerca de 2,1 mil voos em 6 semanas

A medida visa recuperar a pontualidade de sues voos, que caiu para 80% nas últimas duas semanas

Divulgação Ryanair
A companhia Ryanair anunciou nesta semana uma medida drástica para recuperar a pontualidade de seus voos, após sofrer uma queda considerável no número de operações saindo na hora correta. Serão cancelados de 40 a 50 voos por dia, nas próximas seis semanas, o que pode resultar em algo próximo a 2,1 mil voos cancelados.

Em comunicado, a aérea destacou que os cancelamentos representam menos de 2% de seus voos, e que os viajantes prejudicados serão ressarcidos, com a opção de escolher entre embarcar em um voo alternativo, ou ter o valor da passagem reembolsado. Segundo a BBC, a medida pode atingir cerca de 285 mil passageiros.

Segundo a low cost irlandesa, a média de pontualidade, que geralmente fica em torno de 90% dos voos, caiu para menos de 80% nas últimas duas semanas, o que seria "inaceitável" e teria forçado a ação da aérea. O motivo da queda teria sido uma combinação de fatores, como a falta de capacidade de controle de tráfego aéreo, greves e motivos climáticos ligados a tempestades.

O principal, porém, é o impacto da mudança do período de férias de pilotos e tripulantes, que está sendo alterado neste ano devido a uma alteração no calendário seguido pela Ryanair: antes de abril a março, o ano da companhia será alterado para o calendário normal, de janeiro a dezembro. Com isso, muitos funcionários precisam tirar seus períodos de folga nos próximos dois meses, para então entrar em concordância com o novo calendário da aérea, que se inicia em janeiro. A alteração seria uma exigência da Agência de Aviação Irlandesa (IAA).

Ao reduzir o número de operações até o final de outubro, a Ryanair pretende ainda aumentar o número de aeronaves reservas no período, que ficariam em stand by no caso de problemas com outros aviões, e assim reduzindo o risco de atrasar seus voos.

A aérea emitiu ainda um pedido de desculpas oficial aos seus passageiros. "Nós operamos um número recorde de voos durante os meses de pico do verão, em julho e agosto, mas agora deve alocar férias anuais para pilotos e tripulantes de cabine em setembro e outubro", explicou o porta-voz da aérea, Robin Kiely. Junto a outros fatores, isso "reduziu severamente nosso desempenho de pontualidade nas últimas duas semanas, para menos de 80%. Ao cancelar menos de 2% do nosso programa de voo nas próximas seis semanas, podemos restaurar a pontualidade para nosso objetivo do ano, que é 90%", concluiu Kiely;

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias