Bruno Hazov   |   13/10/2023 18:12

Aena assume operação do Aeroporto de Campo Grande nesta sexta (13)

Este é o terceiro terminal que a empresa controla no Estado


Divulgação Aena Brasil
Até agosto deste ano, já passaram 994 mil passageiros pelo terminal do Aeroporto de Campo Grande
Até agosto deste ano, já passaram 994 mil passageiros pelo terminal do Aeroporto de Campo Grande
Nesta sexta-feira (13), a concessionária espanhola Aena passou a assumir a administração do Aeroporto de Campo Grande (MS), com um voo inaugural vindo de Campinas. É o terceiro aeroporto que a empresa controla no Estado, contando também com os terminais de Ponta Porã e Corumbá, em um investimento total de R$ 2,45 bilhões.

A empresa informa que o Aeroporto de Campo Grande teve um fluxo de 1,4 milhão de passageiros em 2019, último ano antes da pandemia. Em 2022, foram 1,3 milhão de passageiros. Até agosto deste ano, já passaram pelo terminal 994 mil passageiros.

A Aena pretende realizar uma série de melhorias no equipamento, com o intuito de aumentar o conforto dos usuários. Entre as intervenções, estão um novo sistema de conexão de internet wi-fi mais veloz e estável, adequação da iluminação do terminal, instalação de ar-condicionado em todas as áreas do terminal, reforma e revitalização dos sanitários e demais áreas comuns. A companhia entrega até dezembro o projeto à Anac com os planos para a ampliação e modernização do terminal. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

Em agosto do ano passado, a Aena venceu a licitação da sétima rodada de concessões para gerir onze aeroportos nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará. O aeroporto de Campo Grande é o segundo dessa rodada a passar para o controle da companhia, que assumirá a operação dos demais aeroportos, de forma escalonada, até o dia 30 de novembro. Com isso, a Aena terá sob sua gestão 17 aeroportos em nove Estados brasileiros, que respondem por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.

Antes mesmo de iniciar as operações, a Aena já realizou investimento de R$ 3,3 bilhões em pagamentos iniciais. Durante a primeira fase do processo, foram feitas a elaboração e aprovação dos planos de transferência operacionais. Para isso, a companhia fez visitas técnicas aos onze aeroportos com uma equipe de mais de 60 profissionais, que participaram de 40 reuniões com cerca de 100 stakeholders diferentes. A concessionária também promoveu quase 14 mil horas de treinamento a mais de 170 profissionais que vão atuar nesses aeroportos

Painéis Travados

Segundo o jornal local Campo Grande News, na manhã do primeiro dia de gestão do Aeroporto de Campo Grande os painéis de LED que deveriam mostrar o status dos voos previstos para embarque ou desembarque na Capital estavam travados, enquanto outros monitores anunciavam a chegada da concessionária. Alguns passageiros relataram transtorno com o ocorrido.

Em coletiva de imprensa realizada no período matutino, representantes da Aena justificaram que o problema ocorreu devido à migração do antigo sistema da Infraero para o novo da empresa espanhola. Os painéis voltaram ao normal pouco tempo depois.

Tópicos relacionados