Bruno Hazov   |   05/10/2023 08:22

Audiência discute estadualização do Parque Chapada dos Guimarães (MT)

Governador de Mato Grosso quer investir R$ 200 milhões ao longo de três anos na unidade de conservação

Divulgação/ Ministério do Meio Ambiente
Criado em abril de 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães reúne um conjunto único de ecossistemas do Cerrado no estado do Mato Grosso
Criado em abril de 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães reúne um conjunto único de ecossistemas do Cerrado no estado do Mato Grosso

Uma audiência da Comissão de Meio Ambiente discutiu a estadualização do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, de autoria da senadora Margareth Buzetti. O governador de Mato Grosso quer investir R$ 200 milhões ao longo de três anos na unidade de conservação para alavancar o Turismo na região.

"Nós estamos fazendo esse pleito de ter possibilidade de fazer esses investimentos, porque a baixada cuiabana é hoje uma das poucas regiões do estado que não tem uma nova alternativa econômica, como foram construídas no interior. E a mais importante vocação econômica dessa região é o Turismo. O parque carece de infraestrutura e cuidados e, com esse investimento, iremos mudar essa realidade e fomentar o Turismo na região"

Mauro Mendes, governador do Mato Grosso

O presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Pires, alegou que os atributos do Parque Nacional Chapada dos Guimarães apontam que o mais adequado é que ela permaneça sob responsabilidade federal.

"O que que é que faz o Parque Nacional Chapada dos Guimarães ser considerado nacional? É porque, diferentemente do estado e do município, o nacional quer dizer que ele tem uma representação para todo o país. Por isso que a gente cria parque nacional ou uma reserva natural administrada pelo governo federal, porque ela, dentro do sistema, olhando o país por inteiro, é uma proporção do território que tem atributos suficientes para serem conservados, preservados pelo governo federal"

Mauro Pires, presidente do Instituto Chico Mendes

Segundo Mauro Mendes, a estadualização é necessária pois o governo do estado não pode investir no parque no modelo atual, já que o parque está em curso de ser concedido para a iniciativa privada. A consultora do Observatório Socioambiental de Mato Grosso, Edilene do Amaral, realizou uma mediação das partes interessadas e pediu para que o debate continuasse em ocasiões futuras, para que se discuta também o desenvolvimento econômico da região.

*com informações da Rádio Senado

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Colaboração para o Portal PANROTAS

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!