Bruno Hazov   |   18/03/2024 17:50

Embratur apresenta destinos brasileiros em festival de cinema em Paris

Três documentários apresentarão o que o Brasil oferece em termos de afroturismo, gastronomia e religião

Divulgação Embratur
Episódio da série especial Turismo Transforma mostra como o Círio de Nazaré impulsiona o turismo religioso no Pará
Episódio da série especial Turismo Transforma mostra como o Círio de Nazaré impulsiona o turismo religioso no Pará

A Embratur vai apresentar destinos turísticos brasileiros na 26ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris. A agência irá exibir três documentários da série Turismo Transforma, abordando temas como Turismo religioso, Afroturismo, Turismo de base comunitária e produção e cadeia turística no Brasil.

O documentário sobre Turismo religioso irá apresentar a história da festividade Círio de Nazaré, a maior do Estado do Pará, remontando a uma história de milagre ocorrido no século XVIII. Outro documentário irá ter foco na gastronomia, apresentando pratos típicos brasileiros, como o queijo canastra e seu ciclo, da produção até o uso em restaurantes premiados. Por último, será exibido um documentário sobre Afroturismo e a história preta do Brasil, mostrando o impacto positivo do afroturismo nas localidades em que este segmento tem se estruturado e recebe turistas estrangeiros.

Nesta edição, o Festival de Cinema Brasileiro de Paris apresentará 30 filmes em cinco mostras: Competitiva, Hors-concours, Documentários, Sessão Escolar e Homenagem a Antonio Pitanga (premiado ator e diretor do cinema negro brasileiro). O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participará do evento, realizado pela empresa Jangada, da carioca Katia Adler, e que reúne, anualmente, mais de 5 mil espectadores.

Levar os documentários do Turismo Transforma para o Festival de Cinema Brasileiro de Paris é uma forma de colocarmos em evidência os destinos turísticos do Brasil. Fazemos isso mostrando nossa cultura, nossa história, nossa diversidade, e um país plural e democrático. Mostramos, mais uma vez, que o Brasil voltou. Isso fica ainda mais importante quando pensamos que o ano de 2025 será o ano do Brasil na França e da França no Brasil, e temos muito a oferecer aos franceses em cultura, sustentabilidade, gastronomia, natureza e mais”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

França-Brasil

De acordo com o Portal de Dados da Embratur, a França foi o sexto maior emissor de turistas para o Brasil no mundo e o primeiro da Europa em 2023. No ano passado, o Brasil recebeu 187.559 turistas franceses. O número é pouco mais de 43% maior do que o registro de 2022, quando o total de entradas foi de 130.910. Além disso, no primeiro mês de 2024, a entrada dessa parcela de turistas internacionais foi de 15.509, um aumento de 29,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para este ano, estão previstos 616.125 assentos em 1.953 voos vindos da França. O número representa, novamente, um aumento de 9,2% no número de assentos e de 7,2% no de voos. Eles são operados pelas empresas Air France (1251), Latam (359) e Azul (343, um crescimento de 61% em relação ao ano passado). Esses voos irão pousar nos aeroportos de Guarulhos (55,7%), Galeão (18,7%), Viracopos (17,6%) e Fortaleza (8%).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS