Bruno Hazov   |   14/03/2024 11:45
Atualizada em 14/03/2024 11:48

Embratur e Amazon discutem fomento ao Turismo audiovisual no Brasil

Freixo quer mais Film Comissions e mecanismos para atrair produções audiovisuais com foco no Turismo


Renato Vaz/ Embratur
Joana Almeida e Sousa esteve na sede da Embratur, em Brasília, onde conversou com o presidente da Agência, Marcelo Freixo, e equipe
Joana Almeida e Sousa esteve na sede da Embratur, em Brasília, onde conversou com o presidente da Agência, Marcelo Freixo, e equipe

A Embratur e a gigante do varejo Amazon se reuniram em prol do fortalecimento do Turismo audiovisual em território brasileiro. O encontro entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a gerente sênior da Amazon Studios na América Latina, Joana Almeida e Sousa, também foi pautado na importância da criação de uma Film Comission Federal e de mecanismos para atrair produções que promovam os destinos e as experiências turísticas do País.

Um dos temas debatidos foi a necessidade de o Brasil possuir mais Film Comissions estaduais, a criação de fundos para apoiar e as formas de atrair produções, por exemplo. Entre os países citados como bons exemplos nessa estratégia estão a Espanha e a Coreia do Sul.

A Embratur vem discutindo o fomento ao audiovisual em diversas feiras internacionais. Em janeiro, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, o presidente da Embratur se reuniu com o presidente da Film Commission da Espanha, Carlos Cobián, e o diretor geral do órgão, Paulino Cuevas, para discutir a possibilidade de consultoria do país europeu para ajudar o Brasil na criação de uma Film Comission nacional. Em outra reunião, em novembro, Freixo esteve com o embaixador da Coreia do Sul, Lim Ki-mo, para debater o tema.

“O Turismo no Brasil responde a 8% do PIB. Somos um país que tem um Turismo muito forte. E nós temos um audiovisual muito forte também. O que precisamos fazer é promover esse encontro entre esses dois setores”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Ações no Brasil

Já em território nacional, a Embratur passou a integrar, no ano passado, o Conselho Superior de Cinema. Ainda em 2023, o presidente da Embratur se reuniu com o presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, para conversar sobre o fortalecimento do Turismo audiovisual no Brasil. Entre os temas, estavam o fortalecimento das film commissions locais e a criação de uma estrutura semelhante nacional. Por fim, a agência criou um fundo para financiar produções audivisuais voltadas para o Turismo, em parceria com o Banco do Brasil.

Em nota, a Embratur lembra que o intuito das Film Comissions é o de promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. Elas também contribuem para fortalecer a sinergia entre o trade turístico e o setor audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer, por exemplo, cenários e paisagens.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS