Bruno Hazov   |   28/09/2023 18:13

Audiovisual brasileiro será usado pela Embratur para promover o País

Edital vai premiar cinco curtas de promoção turística com R$ 60 mil para divulgar destinos brasileiros

PANROTAS / Bruno Hazov
Marcelo Freixo, presidente da Embratur e Fernando Dias, conselheiro da Bravi, em assinatura do lançamento do Edital
Marcelo Freixo, presidente da Embratur e Fernando Dias, conselheiro da Bravi, em assinatura do lançamento do Edital "Brasil com S"

A Embratur assinou, no segundo dia de Abav Expo 2023, um acordo com a Brasil Audiovisual Independente (Bravi) - representante de 675 produtoas audivisual - para o lançamento do 1º edital de audiovisual de filmes destino, que irá selecionar produções, entre curtas e animações, que divulguem destinos brasileiros no exterior. Cada uma das cinco produções selecionadas irá receber R$ 60 mil, num total de R$ 300 mil investidos. O edital completo pode ser acessado no site da Embratur.

Fernando Dias, conselheiro da Bravi, comemorou a assinatura do acordo e a possibilidade de geração de emprego que esse edital proporciona. Ele falou da importância de fomento ao audiovisual como política pública e citou o exemplo da Coreia do Sul, que passou a produzir conteúdos audiovisuais com incentivo do governo e, hoje, colhe frutos até no segmento turístico.

"Não existe promoção sem audiovisual, até em uma padaria ele é importante para as vendas. Para o Turismo, então, que depende de imagens e sensações, o audiovisual é ainda mais essencial", comentou Dias.

Ana Paula Jaques, da Embratur, mostrou os detalhes do edital e lembrou que o audiovisual é essencial para se construir uma imagem, a imagem que queremos passar do Brasil para o mundo. Segundo ela, o lançamento da campanha de audiovisual, por meio do edital, é o pontapé inicial para incluir o segmento do Turismo audiovisual na pauta de políticas públicas do setor, buscando a instituição de uma BR Film Comission, além de dispor de um programa de cash rebait federal.

Ana Paula também citou o case da produção brasileira Cangaço Novo, que movimentou milhões de reais na pequena cidade de Cabaceiras (PB) de pouco mais de 5 mil habitantes.

Freixo contou que essa entrega e o lançamento do Guia de Ações Climáticas para o Turismo são parte de um só projeto, o de um país mais inclusivo, mais responsável com seu Turismo, e consciente da imagem que quer passar para o mundo.

"São ações diferentes, mas que se conectam. Elas passam a mesma mensagem, a de que existe uma nova Embratur. E essa nova Embratur é reflexo de um novo Brasil, o Brasil que voltou a dialogar de maneira respeitosa e coerente com o resto do mundo. O Turismo é um aliado da agenda climática, é um posicionamento, uma maneira de olhar o mundo e pensar: qual é o Brasil que queremos divulgar mundo afora? E é isso que a Embratur quer passar como imagem de país, um Brasil que respeita sua natureza, suas etnias e costumes e que valoriza sua produção cultural e audiovisual"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

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