Bruno Hazov   |   27/09/2023 20:03

Veja as estratégias da Embratur para regionalização do Turismo

Planos visam entender os obstáculos enfrentados pelos municípios no fomento do setor

PANROTAS / Bruno Hazov
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Alexandre Pereira, secretário de turismo de Fortaleza e Daniela Maia, secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Alexandre Pereira, secretário de turismo de Fortaleza e Daniela Maia, secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro

No workshop promovido pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), durante a Abav Expo 2023, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza, e Daniela Maia, secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro, participaram de uma discussão sobre o fomento ao Turismo regional.

"Freixo promoveu um reposicionamento de marca no cenário do Turismo internacional. O Brasil tem se posicionado como um dos principais players da América Latina no segmento de investimentos em Turismo, mas ainda há muito o que se fazer. O diálogo constante da Embratur com os prefeitos dos municípios de interesse turístico tem dado ótimo resultado", comentou Pereira.

Segundo Freixo, a Embratur vem investindo em campanhas de audiovisual para promover o destino Brasil mundo afora. Ele afirmou, ainda, que a equipe técnica da entidade se reúne diariamente com prefeitos e secretários de diversas cidades para entender os anseios da administração local e resolver os gargalos do Turismo a nível regional.

"É na cidade que a vida acontece e é nela que o Turismo também acontece. Ninguém visita um Estado, um destino, mas sempre uma cidade. Nós precisamos de uma ampla participação dos municípios na construção do novo Turismo que, em conformidade com o pensamento do MTur, deve priorizar a regionalização do Turismo"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Freixo também comemorou os resultados recentes da atuação da Embratur e do MTur no que diz respeito ao turista internacional, que gastou no Brasil mais de R$ 3,2 bilhões no mês de agosto, em um total de R$ 22 bilhões movimentados entre os meses de janeiro a julho.

"Qual atividade econômica movimenta, em 6-7 meses, um volume tão grande de dinheiro limpo? Digo dinheiro limpo porque a atividade do Turismo é sustentável, verde e inclusiva. O setor energético, como o de Óleo e Gás, equivale a 12% do PIB nacional, enquanto o Turismo engloba cerca de 8% da nossa economia. A diferença entre os dois, é que um setor é mais privilegiado e prestigiado que o outro, embora produza tanto quanto"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Além da regionalização e promoção dos destinos turísticos, Freixo chamou a atenção para programas como o Embratur Lab, braço de inovação que quer trazer tecnologias para inovar no Turismo regional, aumentando e melhorando o fluxo turístico nas diversas cidades brasileiras, fazendo com que a presença de visitantes seja mais satisfatória e o período de estadia, mais longo.

Daniela Maia também destacou o trabalho da Embratur e dos diversos prefeitos que se beneficiam do amplo diálogo com todas as cadeias do Turismo. Daniela projetou com bons olhos os próximos passos da agência no que diz respeito à construção da imagem do Brasil no mercado exterior.

Acompanhe no Portal PANROTAS a cobertura completa da 50ª Abav Expo. Para não perder nenhuma notícia, acesse https://www.panrotas.com.br/tudo-sobre/abav-expo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS