Bruno Hazov   |   16/08/2023 13:56

Modelo de viagens por assinatura está em constante crescimento, diz RDC

Previsão de crescimento da empresa, segundo o CEO, é uma média de 20% ao ano para a próxima meia década

Divulgação
Sérgio Pironato Jr., CEO da RDC Viagens, falou ao 100X BRASIL sobre sua expectativa de crescimento com o modelo de viagens por assinatura
Sérgio Pironato Jr., CEO da RDC Viagens, falou ao 100X BRASIL sobre sua expectativa de crescimento com o modelo de viagens por assinatura

Com uma média anual de crescimento de 15%, o setor de viagens por assinatura vem se expandindo no Brasil. Para hoteleiros, a prática é muito bem vinda, pois ajuda na ocupação hoteleira em períodos de menor movimento, melhorando o fluxo de caixa dos hotéis fora da alta temporada. No cenário de pós-pandemia, o modelo traz maior segurança ao viajante e para o hotel. a

Para falar sobre o futuro deste setor, o 100xBrasil conversou com Sérgio Pironato Jr., CEO da RDC Viagens, empresa pioneira nesse modelo de negociação no Brasil. O executivo falou sobre as vantagens do modelo e previsão de crescimento de sua empresa, que almeja uma média de 20% ao ano para os próximos quatro a cinco anos. Confira abaixo:

100X BRASIL – Conte como a RDC ingressou nesse modelo de negócios.

Sérgio Pironato - A RDC foi, na verdade, pioneira deste segmento. Com 30 anos de mercado, surgiu da necessidade que hoteleiros tinham de aumentar a demanda em períodos de baixa temporada. Inicialmente, o negócio consistia no assinante pagar uma mensalidade e ter acesso a um grupo de hotéis, em Ubatuba (SP). Com o passar do tempo, a empresa foi crescendo, incluindo mais negociações com hotéis nacionais e internacionais, além de outros produtos turísticos, como aéreo, cruzeiro, pacotes, locação de automóveis, entre outros.

100X BRASIL - Como os hotéis enxergam esse modelo? Quais hotéis já integram esse modelo em parceria com vocês?

Pironato - Esse tipo de parceria é muito bem vista pelos hotéis. Com o apoio da assinatura de viagens, os hotéis conseguem ter mais previsibilidade de demandas e fluxo de caixa. Para exemplificar, acho bacana contar que, durante a pandemia – em que os hotéis estavam vazios –, a RDC fez uma série de negociações e compra antecipada de diárias que ajudaram na estabilidade financeira desses parceiros. Atualmente, temos milhares de hotéis nacionais e internacionais e trabalhamos com as principais redes hoteleiras como: Vila Galé, Accor, Hilton, Atlantica, Intercity, Wyndham, Transamerica, Slaviero, Prive, Nacional Inn, Fasano, Marriot, Melia, Aviva, Blue Tree, Boubon, GJP entre outras.

100X BRASIL - Como vocês enxergam esse mercado no Brasil? Acreditam que outras empresas irão entrar nesse setor?

Pironato - Existe um crescimento muito grande no modelo de negócio por assinatura para diversos tipos de produtos e serviços, inclusive de viagens, em que já temos observado grandes players fazerem movimentos semelhantes. Nosso entendimento é que as pessoas buscam por facilidade, comodidade e segurança. E é justamente pela assinatura de viagens entregar tudo isso ao assinante que esse modelo vem se destacando. Com a RDC, o assinante paga uma mensalidade que não consome do limite de cartão de crédito, tem flexibilidade para escolher como quer usar a assinatura (hotelaria, cruzeiros, aéreos etc.) e conta com suporte do time de atendimento caso algo não saia como o esperado.

100X BRASIL - Quais investimentos em andamento e futuros do grupo RDC? Que tipo de investimento esse modelo demanda?

Pironato - Nós acreditamos que “pessoas – processos – tecnologia” é o tripé de crescimento da RDC e é nisso que temos e seguiremos investido. Quando temos profissionais qualificados, processos eficientes e tecnologia para trazer mais otimização e dados, temos os insumos necessários para realizar, por exemplo, negociações com hotéis e demais parceiros que sejam boas para ambas as partes, visando entregar uma experiência de assinatura de viagens cada vez melhor para o assinante.

100X BRASIL - Quais as vantagens do modelo de viagens por assinatura para hotéis e para os viajantes?

Pironato - Para os hotéis, é uma vitrine para aumento de demandas mesmo em períodos de baixa temporada, em função dos nossos mais de 100 mil assinantes. Além disso, as negociações diretas que envolvem a compra de diárias antecipadas, o que traz maior previsibilidade e estabilidade financeira.

Para os assinantes, penso que podemos sintetizar em três pontos principais:

  1. Planejamento financeiro e estilo de vida: a RDC tem muita preocupação com a satisfação do seu assinante. Então, antes de tudo, é importante esclarecer que a RDC promove, por meio da assinatura de viagens, um novo estilo de vida. Não é uma só viagem, a “viagem dos sonhos” – aquela em que a família passa anos economizando para realizar e depois anos relembrando sem nunca mais viajar de novo. A RDC oferece um estilo de vida em que as pessoas possam viajar com mais frequência. É possível fazer a viagem dos sonhos, com certeza. Mas o nosso propósito é que as pessoas ampliem os seus horizontes de forma recorrente. E isso só é possível democratizando o acesso a experiências turísticas. Além disso, nós sabemos que, na correria da vida, muitas vezes não somos disciplinados financeiramente para economizar e investir em momentos de lazer. Com a RDC, o assinante se organiza financeiramente pagando uma mensalidade acessível sem comprometer o limite do cartão de crédito. Outro ponto de muito valor é que, pelas negociações exclusivas que temos com milhares de hotéis, o assinante pode pagar até 60% mais barato em hospedagem, se comparado com sites de reservas – principalmente em resorts all inclusive.
  2. Flexibilidade e comodidade: outro ponto interessante de comparação é que normalmente, quando você vai fazer uma viagem, você já tem que saber tudo: onde vai, para onde vai, com quem, quando volta... Na assinatura, você tem mais flexibilidade para decidir isso. Além disso, você não está “amarrado” a uma única opção: você pode trocar seus créditos por hospedagem, passagem aérea, cruzeiro, locação de carro e outros serviços que disponibilizamos – inclusive pacotes de viagens. A diferença é que você tem mais flexibilidade e comodidade nesse processo de reserva. Ou seja, você pode usar para uma viagem longa em família, para um final de semana de casal a poucos quilômetros de casa, para visitar a família e não precisar dormir no sofá e até para uma viagem a trabalho, caso você seja um pequeno empresário.
  3. Atendimento humanizado: você já tentou falar com um atendente dos sites de reservas? Ou mesmo com algumas grandes agências de viagens? É complicado... E isso faz parte do negócio, que é de venda massificada. No caso da RDC, nós trabalhamos com a recorrência. Ou seja, temos que garantir que nosso assinante tenha a melhor experiência para que ele siga vendo vantagem em pagar mensalmente pela sua assinatura. Então, na RDC temos um time de atendimento ao cliente que é interno e que atende 24h quando o assinante está em viagem. Na pandemia, por exemplo, conseguimos trazer todos os nossos assinantes que estavam presos em aeroportos com as fronteiras fechadas.


100X BRASIL - O destino também se beneficia desse modelo de comercialização?

Pironato - Acredito que o mercado de Turismo como um todo se beneficia. Um dos principais diferenciais da assinatura de viagens é a recorrência. A ideia é estimular que as pessoas tenham viagens como parte frequente da sua vida e que priorizem esse item em seu planejamento financeiro, por meio da mensalidade. Por isso, quanto mais pessoas tiverem uma assinatura, maior é a garantia de que teremos movimentação financeira no setor de turismo, gerando mais demanda e riqueza para todos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS