Bruno Hazov   |   29/06/2023 18:11

Para Lummertz, Rio perde espaço para Buenos Aires e São Paulo no Turismo

Turismo dever ter a mesma prioridade do agronegócio, afirmou presidente do Conselho da rede Wish

Divulgação
"Turismo dever ter a mesma prioridade do agronegócio", comentou o presidente do conselho do Grupo Wish, Vinicius Lummertz

Durante o 22º Fórum Empresarial Lide, Vinicius Lummertz, atual presidente do Conselho do Grupo Wish, afirmou que o Turismo dever ter a mesma prioridade do agronegócio no Brasil. Evento reúne executivos de diversos setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social do País.

Segundo Lummertz, o Turismo sempe foi tratado com indiferença pelo Poder Público, que prioriza outras áreas da economia, sem reconhecer o potencial de retorno do setor turístico. Ele citou como exemplo o Plano Safra, que disponibiliza R$ 400 bilhões em crédito dirigido a produtores rurais, enquanto o Fungetur, do MTur, dispõe de apenas R$ 800 milhões, com juros muito mais elevados.

O painel "O Rio e o Brasil: Turismo, Serviços, Emprego e Renda" contou com a participação do ex-ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e do presidente do Conselho de Administração do BNDES e diretor-Geral do Senai, Rafael Lucchesi.

Lummertz também pediu prioridade para o Governo Federal no repasse de recursos para o setor turístico do Rio de Janeiro que, segundo ele, vem perdendo espaço para capitais como Buenos Aires, Cidade do México e até mesmo São Paulo. Para ele, o Rio precisa ser prioridade para os governos das três esferas: municipal, estadual e federal.

“O Turismo do Rio deve ser urgentemente transformado em prioridade e receber recursos do Governo Federal, que devem ser acompanhados de investimentos por parte do Estado e do Município. A Cidade Maravilhosa como destino turístico continua no imaginário de todo o planeta e o Brasil precisa deste emblema”, reforça Lummertz.

“O Turismo é o nosso maior exportador de serviços e o melhor meio de propagar a imagem do Brasil no Exterior, mas, diferente da agroindústria, o setor não é visto como prioritário. Como seria esperar que o município de Sorriso (MT), o maior produtor de soja do País, financiasse a sua produção sozinho? Então, por que um município turístico deveria financiar o Turismo sozinho”.

Vinicius Lummertz, presidente do conselho do Grupo Wish

Cidade desassistida

O presidente da Associação Rio Vamos Vencer, Marcelo Conde, reforça que o Turismo é uma indústria pujante e que é preciso conscientizar a classe política da urgente necessidade de coordenação de esforços, de investimentos e de verbas generosas para publicidade.

“Não podemos ter uma cidade, com o nosso potencial, desassistida de uma linha mestra da ação para coordenar todas as iniciativas e ações dos agentes que envolvem essa cadeia e, desta forma, organizar e colaborar com o turismo do país. Investindo no Rio, todo o Brasil cresce junto”, enfatizou o presidente da Associação Rio Vamos Vencer, Marcelo Conde, durante a abertura do encontro.

O prefeito Eduardo Paes faz coro e reconhece que o Brasil não prioriza o Turismo como tema nacional.

“Até hoje, nenhum governo tratou o Turismo com seriedade, levando em consideração o impacto econômico que o setor representa. Para que possamos avançar, é fundamental que tenhamos um conjunto de planos e investimentos definidos como política de Estado”, defendeu Paes.



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS