Bruno Hazov   |   25/09/2023 19:16

Governo Federal dá pontapé para mapeameto dos recursos marinhos do País

Até 2030, toda a região costeira de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná será mapeada

Diogo Zacarias/ Ministério do Meio Ambiente
Programa pretende mapear toda a região costeira de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná até 2030
Programa pretende mapear toda a região costeira de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná até 2030

Diversos ministérios do Governo Federal discutiram sobre o Planejamento Espacial Marinho nesta segunda-feira (25). Celso Sabino representou o MTur e reafirmou o compromisso pela prática do Turismo sustentável e de conservação do patrimônio natural e cultural do País. Além do Turismo, estiveram presentes o ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Pesca e Agricultura e representantes do Ibama.

Até 2030, esses órgãos irão entregar um mapeamento completo da região costeira dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. O bloco sul foi escolhido pela importância dos portos da região, que abriga metade dos dez portos mais relevantes do Brasil. A região também integra 13% da chamada Amazônia Azul, uma zona econômica que se estende por 650 quilômetros da costa brasileira.

Um dos objetivos do projeto é contribuir com a economia sustentável, ao indicar quais regiões do oceano são mais indicadas para cada atividade, fomentando o Turismo, a pesca e o transporte marítimo e contribuindo para a conservação da biodiversidade local.

A primeira fase do projeto será financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A seleção pública acontecerá até 10 de março de 2024 para desenvolver o estudo técnico utilizando o mapeamento. O projeto é feito pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CRIM), composta por 26 membros de ministérios, agências e outros órgãos do governo brasileiro.

"O planejamento contribuirá para a melhoria da governança, redução de conflitos, conservação do meio ambiente, aumento de segurança jurídica para investidores, além de potencializar o desenvolvimento do Turismo náutico”

Celso Sabino, ministro do Turismo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS