Bruno Hazov   |   25/03/2024 15:28   |   Atualizada em 25/03/2024 16:20

Aeroportos do Pará serão renovados pela Aena Brasil; confira mudanças

Terminais de Marabá, Carajás, Santarém e Altamira receberão investimentos em infraestruturas

Divulgação
Maior aeroporto da Aena no Pará, terminal de Santarém terá sua capacidade triplicada
Maior aeroporto da Aena no Pará, terminal de Santarém terá sua capacidade triplicada

A concessionária espanhola Aena anunciou, em evento em São Paulo, um investimento de cerca de R$ 4,5 bilhões em 11 infraestruturas aeroportuárias pelo Brasil. Entre elas, constam reformas e ampliações no aeroportos de Marabá, Carajás, Santarém e Altamira, todos no Estado do Pará.

Veja as principais mudanças em cada aeroporto da Aena no Pará

Marabá

Com espaços públicos 3,6 vezes maiores que a atual, o terminal de passageiros vai dobrar de tamanho, chegando a 3,6 mil metros quadrados. A capacidade vai chegar a 600 mil passageiros por ano.

Principais melhorias:

  • Ampliação do terminal de passageiros de 1,8 mil metros quadrados para 3, mil metros quadrados;
  • A superfície da área pública será 3,6 vezes maior;
  • Sala de embarque com três portões em área de 580 metros quadrados;
  • Balcões de check-in com 13 posições em área de 110 metros quadrados;
  • 2 controles de segurança (raios-x) com 70 metros quadrados;
  • Restituição de bagagem com uma esteira em área de 180 metros quadrados;
  • Ampliação das vias de pedestres;
  • Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras;
  • Adequação da faixa preparada;
  • Adequação da faixa da pista;
  • Pátio com quatro posições de estacionamento para aeronaves tipo C.


Carajás

As reformas visam principalmente melhorar a experiência do usuário, com a superfície da sala de embarque multiplicada por 20 e uma área pública 14 vezes maior. A capacidade anual de passageiros chegará a 360 mil por ano. Atualmente, Carajás opera 130 mil.

Principais melhorias:

  • Ampliação do terminal de passageiros de 800 metros quadrados para 2,5 mil metros quadrados;
  • A superfície da área pública será 14 vezes maior;
  • Nova área técnica;
  • Sala de embarque com dois portões em área de 380 metros quadrados;
  • Balcões de check-in com oito posições em área de 70 metros quadrados;
  • Um controle de segurança (raios-x) com 40 metros quadrados;
  • Restituição de bagagem com uma esteira em área de 140 metros quadrados;
  • Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras;
  • Adequação da faixa preparada;
  • Pátio com três posições de estacionamento tipo C;
  • Novo pátio de aviação geral;
  • Instalação de PAPI na cabeceira 28.


Santarém

A área de embarque será triplicada, e os espaços públicos ficam quatro vezes maior. A capacidade anual vai chegar a 700 mil passageiros ao ano.

Principais melhorias:

  • Ampliação do terminal de passageiros de 1,3 mil metros quadrados para 4,4 mil metros quadrados;
  • A superfície da área pública será quatro vezes maior;
  • Sala de embarque com quatro portões em área de 660 metros quadrados;
  • Balcões de check-in com 16 posições em área de 130 metros quadrados;
  • 2 controles de segurança (raios-x) com 70 metros quadrados;
  • Restituição de bagagem com duas esteiras em área de 225 metros quadrados;
  • Remodelação de meio-fio;
  • Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras;
  • Adequação da faixa preparada;
  • Reconfiguração do pátio com oito posições de estacionamento para aeronaves tipo C;
  • Instalação de PAPI na cabeceira 28 e realocação na cabeceira 10.


Altamira

A superfície da sala de embarque será aumentada em 3,6 vezes, assim com a área pública. O pátio fica com três posições de aeronaves C. A capacidade do aeroporto chegará a 200 mil passageiros por ano.

Principais melhorias:

  • Ampliação do terminal de passageiros de 1,2 mil metros quadrados para 2,6 mil metros quadrados;
  • A superfície da área pública será 3,6 vezes maior;
  • Sala de embarque com dois portões em área de 350 metros quadrados;
  • Balcões de check-in com oito posições em área de 70 metros quadrados;
  • Um controle de segurança (raios-x) com 40 metros quadrados;
  • Restituição de bagagem com uma esteira em área de 130 metros quadrados;
  • Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras;
  • Adequação da faixa preparada;
  • Pátio com três posições de estacionamento para aeronaves tipo C;
  • Instalação de PAPI na cabeceira 25.

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