Bruno Hazov   |   27/11/2023 11:56
Atualizada em 27/11/2023 11:57

Aeroporto de Santarém (PA) passa a ter administração privada

Terminal paraense é o 10º da última rodada de concessões que conta com 11 aeroportos arrematados pela Aena

A concessionária Aena Brasil passou a administrar o Aeroporto de Santarém (PA) na madrugada desta segunda-feira, com voo proveniente de Brasília. O terminal paraense é o décimo da última rodada de concessões que conta com 11 aeroportos arrematados pela concessionária espanhola.

Divulgação/Infraero
Aena Brasil irá realizar uma série de melhorias no aeroporto, incluindo a ampliação do terminal de passageiros, que deve triplicar de tamanho
Aena Brasil irá realizar uma série de melhorias no aeroporto, incluindo a ampliação do terminal de passageiros, que deve triplicar de tamanho

Segundo a Aena Brasil, até outubro deste ano o Aeroporto de Santarém já recebeu cerca de 350 mil passageiros. No ano passado. a movimentação foi de 4150 mil embarques e desembarques. O Aeroporto de Santarém é o segundo mais movimentado do Estado do Pará.

A Aena Brasil irá realizar uma série de melhorias no aeroporto, incluindo a ampliação do terminal de passageiros, que deve triplicar de tamanho, passando de 1.300 m² para 4.400 mil m². Já a superfície da sala de embarque também será triplicada, enquanto a área pública ficará quatro vezes maior.

Visando aumentar a segurança do equipamento, a Aena irá instalar áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras, instalação de um PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) na cabeceira 28 e relocação do PAPI na cabeceira 10. Haverá reconfiguração de pátio para oito posições para aeronaves tipo C. Na área externa, será feita uma remodelação do meio-fio.

O projeto com todas as reformas e intervenções previstas será entregue à Anac em dezembro. As obras deverão se iniciar no segundo semestre de 2024, com previsão de conclusão para 2026.

Presença nos Estados

Atualmente, a companhia opera os aeroportos de Congonhas (SP), Marabá (PA), Carajás (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Montes Claros (MG), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). Ao final do processo da nova rodada, a Aena estará presente em nove estados do país, com a gestão de 17 equipamentos que são responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.

Tópicos relacionados