Da Redação   |   12/04/2023 14:27
Atualizada em 12/04/2023 14:34

WhatsApp libera compras para pessoas físicas com cartões

Liberação para empresas acontecerá aos poucos e deve levar alguns meses para estar completa


Divulgação/WhatsApp
Todo ciclo comercial poderá ser feito dentro do app de conversas
Todo ciclo comercial poderá ser feito dentro do app de conversas

O WhatsApp liberou o serviço de pagamentos de despesas de pessoas físicas para pequenas empresas do no Brasil. O novo recurso permitirá a jornada de compra completa no aplicativo, sem que o consumidor precise sair da conversa para finalizar uma transação. Já era possível encontrar um negócio, trocar informações e fechar uma compra, tudo no WhatsApp, mas não era possível fazer o pagamento no app. Com a novidade, essa será a etapa final desse ciclo comercial.

O recurso já está liberado para os consumidores que estiverem com a versão mais atualizada do WhatsApp instalada. A liberação para as empresas, no entanto, acontecerá aos poucos e deve levar alguns meses para estar completa. O Banco Central anunciou a retirada das regras que impediam as transações de compra com cartões de crédito, débito e pré-pago por meio do app de mensagens no Brasil no mês passado.

O novo serviço permitirá o pagamento sem a necessidade da geração de links externos para cobrança por cartão, abertura de outros aplicativos ou pagamento em dinheiro. Os consumidores poderão usar cartões de débito, crédito e pré-pago das bandeiras Mastercard e Visa, emitidos pelos bancos e instituições financeiras participantes. Uma vez inseridos os dados do cartão, os consumidores podem finalizar as transações diretamente no chat. O consumidor só poderá pagar empresas que já estejam habilitadas para receber pagamentos no WhatsApp.

Instituições participantes

Entre os bancos e instituições participantes estão o Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Nubank, Mercado Pago, BTG Pactual, Caixa, Sicredi e Sicoob, entre outros. “Estamos animados com o serviço que começamos a oferecer nesta terça-feira, ontem, aos consumidores e pequenos negócios brasileiros. Sabemos que trazer pagamentos com praticidade e segurança para os usuários melhorará a experiência de compra que eles já têm no WhatsApp, e também ajudará as pequenas empresas a aumentarem suas vendas e impulsionar a economia do nosso país”, celebrou o Head do WhatsApp na América Latina, Guilherme Horn.

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