Bruno Hazov   |   26/12/2023 14:55   |   Atualizada em 26/12/2023 15:14

Governo do Estado do PR investe em plataformas online para fomentar Turismo

Plataforma de dados turísticos e novo portal visam aumentar fluxo turístico e melhorar políticas públicas


Divulgação
Cruzamento de dados pode beneficiar novas políticas públicas para o setor do Turismo no Paraná
Cruzamento de dados pode beneficiar novas políticas públicas para o setor do Turismo no Paraná

A plataforma de dados turísticos do Paranáganhou novos painéis que informam números repassadas pelo Censo, pelo Caged, pelo IAT e pelo ICMBio. Dados ajudam a criar políticas públicas mais assertivas para o setor. O Sistema de Inteligência Turística do Paraná (SiTU) já foi atualizado com os novos dados.

A plataforma não é restrita a gestores públicos e pode ser acessada por qualquer profissional interessado em acessar os dados mais atualizados sobre a atividade turística no Estado do Paraná. O SiTU está disponível para acesso público aqui.

“São dados valiosos para orientar o planejamento estratégico e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor. Nós podemos fazer com que as pessoas usem de forma adequada esse grande potencial de atrativos turísticos, capazes de gerar emprego e renda, por isso a identificação desses dados é muito importante”

Márcio Nunes, secretário de Turismo do Paraná

Com os dados do Censo 2022, o site oferece uma visão atualizada da demografia do Paraná. Já as informações referentes aos empregados e desempregados proporcionam uma compreensão do impacto do Turismo na geração de empregos. Por fim, os dados de 23 Unidades de Conservação Estadual permitem uma compreensão do fluxo e da popularidade dos atrativos turísticos do Paraná

“Com a inclusão de novos dados, é possível oferecer uma ferramenta cada vez mais robusta e útil para o fortalecimento da nossa capacidade de planejamento e gestão do Turismo estadual”, comenta Yure Lobo, coordenador de Inteligência e Estratégia Turística da Secretaria.

Fomentando novos roteiros

O Sebrae-PR lançou, em parceria com a Secretaria do Turismo do Estado, um portal com o objetivo de divulgar mais de uma centena de experiências pouco conhecidas ligadas ao Turismo de natureza, cultura, história, gastronomia, entretenimento, saúde e inovação em diversas regiões do Estado do Paraná.

“É uma iniciativa com múltiplos resultados, pois promove a qualificação dessas empresas, dá mais visibilidade aos produtos e serviços ofertados e oferece aos turistas e viajantes a possibilidade de encontrar em um só lugar experiências fantásticas e alternativas que estão fora dos roteiros tradicionais já conhecidos”

Secretário Márcio Nunes

As experiências divulgadas no portal são resultado de um processo de qualificação de quase 400 pequenos negócios em todo o Paraná. A elaboração do conteúdo do site também contou com a parceria do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), municípios e Instâncias de Governanças Regionais (IGRs).

Tópicos relacionados