Bruno Hazov   |   22/06/2023 14:49
Atualizada em 22/06/2023 14:50

MTur e BID discutem plano de ações climáticas para o Turismo

Entre os principais pontos estão a inclusão de ações climáticas no Plano Nacional do Turismo (PNT)

Divulgação
Equipes do MTur e do BID se reuniram em Brasília para discutir Plano de Ações Climáticas para o Turismo
Equipes do MTur e do BID se reuniram em Brasília para discutir Plano de Ações Climáticas para o Turismo

O Ministério do Turismo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão elaborando um Plano de Ações Climáticas com foco no Turismo brasileiro. Entre os principais pontos estão a inclusão de ações climáticas no Plano Nacional do Turismo (PNT).

O encontro para discutir o plano de ações contou com a participação de representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Com foco no Turismo sustentável, o MTur criou, no início do ano, uma coordenação de Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas, com o objetivo de desenvolver ações específicas sobre o tema, como a criação de um curso de extensão para gestores públicos sobre Turismo responsável e sustentabilidade no setor turístico.

O MTur também passou a integrar, a partir deste ano, o Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia, que prevê zerar a taxa de desmatamento até o ano de 2030. A atuação da pasta se dará no incentivo ao ecoturismo e implementação de programas focados no Turismo de base comunitária e etnoturismo, com uma atuação mais forte junto a comunidades indígenas e quilombos.

A ministra Daniela Carneiro comentou a participação do MTur na elaboração do plano e deu destaque para o fortalecimento do Turismo nacional e para a atração de turistas com consciência ambiental.

“Com este plano estratégico de ações climáticas, o Brasil pode promover a utilização de fontes renováveis, conservar áreas protegidas e incentivar práticas sustentáveis nas atividades turísticas. Isso não apenas ajudará a mitigar os impactos das mudanças climáticas, mas também fortalecerá a imagem do Brasil como um destino comprometido com a preservação ambiental, atraindo turistas conscientes e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do País”

Daniela Carneiro, ministra do Turismo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS