Bruno Hazov   |   12/01/2024 12:53
Atualizada em 12/01/2024 13:24

PERSE: maioria do Senado quer devolução de MP que reonera 17 setores

Texto deve devolvido de forma integral ao Executivo até o final de janeiro


Pedro Gontijo/ Senado Federal
Líderes do Senado discutiram devolução da MP nesta terça-feira (9)
Líderes do Senado discutiram devolução da MP nesta terça-feira (9)

Líderes do Senado se reuniram nesta semana para tratar da devolução da Medida Provisória 1.202/2023 que pretende revogar os benefícios fiscais do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos - PERSE. Segundo o Senador Carlos Portinho, a maioria dos senadores que se reuniu na última terça-feira (9) pediu ao senador Rodrigo Pacheco que o texto seja devolvido de forma integral ao Executivo, fazendo coro ao apelo de diversas frentes parlamentares.

Alguns políticos divulgaram a questão em suas redes sociais, convocando trabalhadores do setor de Turismo, cultura e entretenimento para um ato nacional em favor do PERSE, no dia 7 de fevereiro, às 15h00, em Brasília. Foi o caso do Deputado Federal Felipe Carreras, autor da lei que beneficia, entre outros setores, o Turismo.

"A MP que foi enviada ao Congresso é uma decisão que vai de encontro aos setores que geram milhões de empregos e movimenta fortemente a economia do país - Turismo e eventos, retirando os benefícios do PERSE. Somos contra qualquer excesso em relação a atividades econômicas que eventualmente estejam recebendo incentivos de forma equivocada, o que definitivamente não acontece nos setores em discussão. Por isso, vamos lutar para manter a maior e única conquista daqueles que nunca antes na história tiveram qualquer incentivo"

Felipe Carreras, Deputado Federal

A proposta de reoneração da folha de pagamentos - fim do PERSE - foi apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o objetivo de recuperar receitas, mas enfrenta resistência de diversos representantes do setor de serviços, além de líderes do Congresso, que acreditam que o fim da medida prejudicará a geração de empregos no País.

Câmara dos deputados
Deputado Federal Felipe Carreras
Deputado Federal Felipe Carreras

"Após a reunião de líderes do Senado, a convergência é pela devolução por inteiro da Medida Provisória que reonera setores que empregam e produzem, até o final de janeiro. Nosso objetivo maior é a garantia dos empregos. Acreditamos que os benefícios são muito importantes para o setor, que ainda sofre os impactos da pandemia e da queda na atividade econômica neste período. O presidente Rodrigo Pacheco e outros líderes do Senado deverão fazer uma conversa institucional com o Ministro Fernando Haddad, mas o que ficou combinado foi a devolução integral do texto"

Carlos Portinho, Senador


Senado Federal
Senador Carlos Portinho
Senador Carlos Portinho

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS