Movida

Bruno Hazov   |   01/02/2024 10:01   |   Atualizada em 01/02/2024 10:04

Lula atualiza estrutura do Comitê de Gestão Turística do Patrimônio Mundial

MTur segue como responsável por coordenar comitê, em conjunto com outras Pastas, Embratur, ICMBio e Iphan


Divulgação Iphan
Comitê atua pelo desenvolvimento sustentável do Turismo em locais reconhecidos como Patrimônio Mundial
Comitê atua pelo desenvolvimento sustentável do Turismo em locais reconhecidos como Patrimônio Mundial

Um decreto emitido na última terça-feira (30), pelo presidente Lula, atualizou a estrutura colegiada do Comitê Interministerial de Gestão Turística do Patrimônio Mundial. O objetivo do comitê é proporcionar o acesso da sociedade aos sítios brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial, valorizar e fomentar o Turismo de forma sustentável, além de aprimorar a gestão turística nestes locais, promovendo a competitividade do setor.

O novo colegiado irá propor, monitorar e avaliar as ações relacionadas com a atividade turística voltada ao Patrimônio Mundial Cultural e Natural do Brasil reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além de estimular a integração do setor privado como agente complementar de financiamento em infraestrutura e serviços necessários ao desenvolvimento turístico.

"Esse é um momento de retomada das ações voltadas à gestão turística dos sítios brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Unesco. Tenho convicção de que os trabalhos do colegiado contribuirão para o desenvolvimento do Turismo de forma sustentável nestes municípios, bem como demonstrarão a efetividade e a potencialidade de se construir programas, projetos e ações multisetoriais”

Celso Sabino, ministro do Turismo

Organização

Segundo o Decreto nº 11.903, o Ministério do Turismo segue como responsável por coordenar o Comitê Interministerial de Gestão Turística do Patrimônio Mundial e irá atuar de forma articulada com diferentes pastas da Esplanada e órgãos do governo a partir de uma nova composição, incluindo os Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), das Cidades (MCid) e o da Cultura (MinC). Compõem ainda o colegiado a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Cada órgão que compõe o colegiado irá indicar seus representantes, titulares e suplentes para o Comitê. Após a publicação de portaria de designação, serão retomadas as reuniões ordinárias, com periodicidadetrimestral, para apresentação, discussão e construção de iniciativas em conjunto.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias