Bruno Hazov   |   08/11/2023 14:12
Atualizada em 08/11/2023 16:39

Novo parque do Beach Park, no Ceará, aliará preservação de aves com lazer

Parque temático irá reunir mais de 250 espécies de pássaros e promoverá conscientização de maneira lúdica


PANROTAS / Bruno Hazov
Murilo Pascoal, CEO do grupo Beach Park, apresentou as novidades durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (8)
Murilo Pascoal, CEO do grupo Beach Park, apresentou as novidades durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (8)

AQUIRAZ (CE) – O grupo operador do Beach Park anunciou, nesta quarta-feira (8), um investimento de R$ 25 milhões para a construção de um parque temático que combina preservação de aves com lazer e conscientização, com previsão de inauguração para o 1º semestre de 2024. O Arvorar, em Aquiraz, no Ceará, será um lar para aves vítimas de tráfico ilegal ou sob perigo de extinção, além de um espaço onde pessoas de todas as idades podem aprender mais sobre a fauna e flora típicas de Fortaleza e do Nordeste.

O parque contará com três aviários imersivos que ocuparão uma área de mais de 3 mil metros quadrados, onde o público poderá adentrar, por meio de um trajeto monitorado por educadores, habitats de mais de 250 espécies de aves nativas da fauna brasileira, além de pequenos répteis e mamíferos. Cada aviário irá proporcionar experiências diferentes, com espécies variadas de aves, promovendo a conscientização do público sobre pássaros ameaçados de extinção, comércio ilegal de aves, reintrodução de espécies e preservação da fauna e flora.

Anfiteatro, playgrounds, restaurante, diferentes tipos de visitas guiadas e janela com vista dos bastidores – onde será possível observar as atividades do corpo técnico do parque, como nas áreas de maternidade, bem-estar animal e nutrição – completam as atrações. Para o público infantil, dezenas de atividades educativas e imersivas, como uma casa na árvore de quatro andares que apresenta dados sobre espécies de aves, completam a visita.

Localizado a 25 minutos de carro do Beach Park e do centro de Fortaleza, o Arvorar será mais que um parque, mas uma estação de preservação e recuperação de aves vítimas de tráfico ilegal ou de espécies em perigo de extinção. O local contará com uma estrutura completa para cuidados com diferentes espécies, reunindo biólogos, veterinários, zootecnistas, educadores ambientais, entre outros colaboradores. Segundo o CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, o parque reunirá equipamentos de ponta, como incubadoras, máquinas de raio-x, entre outros próprios para o cuidado com esses animais.

"Além do entretenimento como forma de educação ambiental, o Arvorar também se dedicará a construir pontes entre a comunidade científica e público em geral, com o desenvolvimento de soluções ambientais com impacto positivo. Com uma completa infraestrutura para cuidar, contribuir com a reabilitação e permitir que alguns animais tenham a oportunidade de voltar à natureza, o parque já iniciará suas atividades com o projeto Refauna Arvorar, iniciativa de repovoamento de aves nativas do Ceará ameaçadas de extinção, em parceria com as ONGs Associação Caatinga e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis)"

Leanne Peixoto, zootecnista e gerente do Arvorar

O projeto do Arvorar durou três anos para começar a sair do papel e foi concebido durante a pandemia. Seu funcionamento também visa oferecer mais opções de lazer ao público quando o Beach Park estiver fechado.

Segundo Murilo Pascoal, o Arvorar irá gerar 64 empregos diretos para profissionais como veterinários, zootecnistas, além de outros colaboradores que terão treinamento garantido pelo grupo Beach Park.

"Uma das inspirações para o Arvorar foi o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, que possui uma proposta muito parecida com a nossa. A ideia do Arvorar surgiu a partir de conversas com órgãos de preservação ambiental daqui do Ceará que nos revelaram que a grande maioria das aves apreendidas em operações de tráfico ilegal não possuem um espaço adequado para serem reinseridas na natureza. Tivemos então a ideia do parque para resolver esse problema ao mesmo tempo em que promovemos conscientização ambiental"

Murilo Pascoal, CEO do Beach Park

A coletiva de imprensa para anunciar o novo Parque Arvorar aconteceu no novo espaço de eventos do Beach Park e reuniu autoridades locais, jornalistas de todo o Brasil, além de representantes de diversos órgãos de preservação e proteção ambiental.

PANROTAS / Bruno Hazov
A coletiva de imprensa para anunciar o novo parque Arvorar contou com a presença de autoridades, jornalistas locais e de outros estados, além de diversos órgãos de preservação ambiental
A coletiva de imprensa para anunciar o novo parque Arvorar contou com a presença de autoridades, jornalistas locais e de outros estados, além de diversos órgãos de preservação ambiental


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS