Movida

Bruno Hazov   |   08/11/2023 14:12   |   Atualizada em 08/11/2023 16:39

Novo parque do Beach Park, no Ceará, aliará preservação de aves com lazer

Parque temático irá reunir mais de 250 espécies de pássaros e promoverá conscientização de maneira lúdica


PANROTAS / Bruno Hazov
Murilo Pascoal, CEO do grupo Beach Park, apresentou as novidades durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (8)
Murilo Pascoal, CEO do grupo Beach Park, apresentou as novidades durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (8)

AQUIRAZ (CE) – O grupo operador do Beach Park anunciou, nesta quarta-feira (8), um investimento de R$ 25 milhões para a construção de um parque temático que combina preservação de aves com lazer e conscientização, com previsão de inauguração para o 1º semestre de 2024. O Arvorar, em Aquiraz, no Ceará, será um lar para aves vítimas de tráfico ilegal ou sob perigo de extinção, além de um espaço onde pessoas de todas as idades podem aprender mais sobre a fauna e flora típicas de Fortaleza e do Nordeste.

O parque contará com três aviários imersivos que ocuparão uma área de mais de 3 mil metros quadrados, onde o público poderá adentrar, por meio de um trajeto monitorado por educadores, habitats de mais de 250 espécies de aves nativas da fauna brasileira, além de pequenos répteis e mamíferos. Cada aviário irá proporcionar experiências diferentes, com espécies variadas de aves, promovendo a conscientização do público sobre pássaros ameaçados de extinção, comércio ilegal de aves, reintrodução de espécies e preservação da fauna e flora.

Anfiteatro, playgrounds, restaurante, diferentes tipos de visitas guiadas e janela com vista dos bastidores – onde será possível observar as atividades do corpo técnico do parque, como nas áreas de maternidade, bem-estar animal e nutrição – completam as atrações. Para o público infantil, dezenas de atividades educativas e imersivas, como uma casa na árvore de quatro andares que apresenta dados sobre espécies de aves, completam a visita.

Localizado a 25 minutos de carro do Beach Park e do centro de Fortaleza, o Arvorar será mais que um parque, mas uma estação de preservação e recuperação de aves vítimas de tráfico ilegal ou de espécies em perigo de extinção. O local contará com uma estrutura completa para cuidados com diferentes espécies, reunindo biólogos, veterinários, zootecnistas, educadores ambientais, entre outros colaboradores. Segundo o CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, o parque reunirá equipamentos de ponta, como incubadoras, máquinas de raio-x, entre outros próprios para o cuidado com esses animais.

"Além do entretenimento como forma de educação ambiental, o Arvorar também se dedicará a construir pontes entre a comunidade científica e público em geral, com o desenvolvimento de soluções ambientais com impacto positivo. Com uma completa infraestrutura para cuidar, contribuir com a reabilitação e permitir que alguns animais tenham a oportunidade de voltar à natureza, o parque já iniciará suas atividades com o projeto Refauna Arvorar, iniciativa de repovoamento de aves nativas do Ceará ameaçadas de extinção, em parceria com as ONGs Associação Caatinga e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis)"

Leanne Peixoto, zootecnista e gerente do Arvorar

O projeto do Arvorar durou três anos para começar a sair do papel e foi concebido durante a pandemia. Seu funcionamento também visa oferecer mais opções de lazer ao público quando o Beach Park estiver fechado.

Segundo Murilo Pascoal, o Arvorar irá gerar 64 empregos diretos para profissionais como veterinários, zootecnistas, além de outros colaboradores que terão treinamento garantido pelo grupo Beach Park.

"Uma das inspirações para o Arvorar foi o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, que possui uma proposta muito parecida com a nossa. A ideia do Arvorar surgiu a partir de conversas com órgãos de preservação ambiental daqui do Ceará que nos revelaram que a grande maioria das aves apreendidas em operações de tráfico ilegal não possuem um espaço adequado para serem reinseridas na natureza. Tivemos então a ideia do parque para resolver esse problema ao mesmo tempo em que promovemos conscientização ambiental"

Murilo Pascoal, CEO do Beach Park

A coletiva de imprensa para anunciar o novo Parque Arvorar aconteceu no novo espaço de eventos do Beach Park e reuniu autoridades locais, jornalistas de todo o Brasil, além de representantes de diversos órgãos de preservação e proteção ambiental.

PANROTAS / Bruno Hazov
A coletiva de imprensa para anunciar o novo parque Arvorar contou com a presença de autoridades, jornalistas locais e de outros estados, além de diversos órgãos de preservação ambiental
A coletiva de imprensa para anunciar o novo parque Arvorar contou com a presença de autoridades, jornalistas locais e de outros estados, além de diversos órgãos de preservação ambiental


Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias